Relato aqui minhas impressões gerais de um país tão rico e tão diferente da nossa cultura, o Japão! Como dizem por ai, o melhor do Japão é estar no Japão! Temos tanto a aprender com esta cultura maravilhosa, que nós, ocidentais ficamos impressionados com a quantidade de detalhes, diferenças e boas maneiras.

curiosidades japao

Curiosidades do Japão

1. COMIDA NO JAPÃO

A comida tradicional não é sushi e sashimi como no Brasil. Lá eles comem muito gohan (arroz), missoshiro (sopa), lamen, udon (macarrão), tempurá, kare (curry) inclusive no café da manhã.

comida japao

cafe da manha japao

Eles raspam o prato mesmo, devido à guerra. Não deixam um grão de arroz. Fazem barulho ao comer, pois demonstra que está gostoso. Os japoneses não comem na rua, andando é inadmissível.

comida japao

No café da manhã eles comem comida normal mesmo: arroz, sopa, conservas, macarrão! Abaixo fotos do café da manhã tradicional japonês!

japao 12

Gema Turismo

CAFE DA MANHA no japao CAFE DA MANHA JAPONES CAFE DA MANHA japones

2.   TRABALHO:

Eles trabalham das 9 da manhã até meia noite, todos os dias, esse é o horário do último trem deles. E isso é normal, faz parte da cultura deles. Por isso a cara de sempre cansados no metrô.

3.    TURISTA NO JAPÃO

Não tem quase nenhum turista de outros países muito menos do Brasil. Nem se compara com Europa e EUA. A maioria dos turistas são outros asiáticos.

japao 3

4.    BANHO COLETIVO/ ONSEN

Onsen é um complexo de águas termais MUITO quentes (40graus) onde todos entram completamente nus para relaxar. Conheci um famoso Onsen aqui em Tokyo, com piscinas cobertas e abertas, além de um espaço com restaurantes, spa, lojas e até hotel!

onsen 3

Todos andam de yukata (kimono) e ficam completamente nus, separado por sexo. Antes de entrar tem que tomar banho (não é ducha) e ao sair tem cremes pra pele e cabelo maravilhosos! Expressamente proibido entrar com tatuagens/bikini/sunga e custou 2000 yenes de entrada, aprox 20 dólares! Prática muito comum entre os japoneses e dizem que faz bem, graças a extensa área vulcânica! E ainda pude vestir um kimono de verão!! Amei!

onsen 1

5.    AMBULANTES NA RUA

Lá não tem aqueles ambulantes incomodando na rua tentando vender trecos. Ninguém te incomoda, fala com você, olha torto, todo mundo muito reservado.

curiosidades japao

6.   Etiqueta nas reuniões

A primeira coisa que eles fazem ao se apresentar é entregar o cartão de visita. Todos os encontros formais, nós sentávamos por ordem de idade, do mais velho pro mais novo. Não pode cruzar as pernas, inclusive as mulheres, pois é um sinal de superioridade, então tínhamos que ficar sentadas normais por sinal de respeito.

japao 6

7.    METRÔ NO JAPÃO

Algumas estações de metrô são caóticas e muito lotadas. Chegam a ocupar 3 quadras de uma cidade, sendo até um ponto turístico. As maiores como Shibuya, Shinjuku, Tokyo Station e Kyoto Station tem milhares de lojas, restaurantes, hotéis, lojas de departamento e mercado. A estação de Shinjuku é a mais movimentada do MUNDO e passa mais de 2 milhões de pessoas POR DIA. A linha Yamanote, que para nos principais pontos turísticos. fica lotada em horários de pico e os funcionários ajudam as pessoas empurrando-as pra dentro do trem.

japao 4

Não é tão fácil se locomover dentro, pois são gigantes com várias saídas e linhas. Algumas placas não tem tradução pro inglês. Tem que andar muito. Quando você sai da estação, às vezes nem sabe onde tá! Dica, sempre olhe a saída mais perto do lugar que você vai. Asim que sair do vagão, procure a placa das saídas. Os metrôs, trens e ônibus são muito pontuais. Se estão atrasados 5 min tem aviso na tela. Ninguém atende o celular dentro do metrô. Pode estar lotado, mas você não escuta um pio.

japao 5

Boas maneiras no metrô: apesar de ser lotado, é super silencioso e organizado ao entrar e sair. Ninguém se empurra ou se encosta. Todos ficam no celular sem fazer barulho e não atendem ligações. Ah, e eles usam máscaras para não passar gripe para os outros.  

8.    CRIANÇAS

As crianças andam sozinhas na rua para ir e voltar da escola. Quando tiro foto delas elas fazem pose e levantam os dois dedinhos. 

dicas japao

fatos japao

9.    PRATICIDADE

É tudo muito prático. Tem máquina  pra tudo, de bebida na rua (nunca vandalizadas), de comida, no ônibus você coloca o dinheiro certinho, pois não dá troco, tem máquina de trocar moeda, tem bentô (marmita) pronta no mercado, entre outras espertezas.

planejando viagem japao

comida no japao

10.  INGLÊS

A maioria não fala inglês, mas fazem de tudo para te ajudar. Entendem o básico em Inglês e respondem em Japonês como se eu tivesse entendendo tudo! Duas vezes, quando pedi informação, eles me levaram até o lugar que estava procurando saindo da rota que estavam indo. Se não sabem responder perguntam para outra pessoa. Assim como todos os lugares tem pessoas legais e chatas. Os mais jovens são mais amigáveis.

japao 7

11.  FAZER AS COISAS CERTAS

Os japoneses são muito corretos. Lá não tem vez pro jeitinho brasileiro.

12.  DINHEIRO

Para pagar você coloca o dinheiro numa bandejinha à frente e ele devolve o troco na bandejinha. Ele não pega o dinheiro da sua mão. Eles contam o troco na sua frente. Tem que pagar no caixa, nada de maquininha de cartão na mesa, pois dinheiro não vai pra mesa. Eles entregam as coisas com as duas mãos também: dinheiro, tickets, mapas.

Ah, para converter a moeda mais facilmente pro real, só cortar 2 dígitos e multiplica pelo valor do dólar. No meu caso, 1000 yenes, era 10 dol ares, que fica aproximadamente R$30.

japao 8

13.  EDUCAÇÃO

Um capítulo à parte. Impressionante. Os japoneses são muito educados, que dá até vergonha. Se eles encostam em você, falam Gomenasai. Falam com licença o tempo todo. Falam Bom dia o tempo todo. No café da manhã, eu escutava todo minuto os garçons cumprimentando TODAS as pessoas TODA VEZ que passavam por eles. Além disso, eles agradecem com uma reverência. Quanto mais para baixo, mais profundo o agradecimento. Até eu entrei na onda e agradecia tudo, fazendo uma pequena reverência.

CASTELO MATSUMOTO

14.  SEGURANÇA NO JAPÃO

Em nenhum momento eu senti medo, até ficava meio desligada. Estava andando em um parque lá, e vi uma mala gigante de viagem no meio do parque e ninguém roubou. Tinha um recado falando que a pessoa tinha até dia tal para buscar a mala. Primeiro, quem esquece uma mala enorme? Segundo, ninguém levou? Rs!

15.  RUA/TRÂNSITO – a rua pode estar deserta, mas se o sinal estiver fechado ninguém atravessa, mesmo!Deu até vontade, mas não fiz! Ninguém atravessa fora da faixa. Apesar de ser uma metrópole o trânsito é muito organizado, sem muito caos, buzina, e a cidade é muito limpa, sem um lixo no chão.

japao 9

16.  MODA NO JAPÃO

Em Tokyo principalmente as meninas andam de saia e salto sempre com cabelos e pele impecáveis e muito bonitas! Gostam da pele branca! Mesmo com um frio de 0 grau, estão de saias. Os uniformes escolares são muito elegantes, todas de sainha, gravata, e os meninos de social. As japonesas tem a perna torta!! Ai descobri porque a minha é meio torta também. Os japoneses são baixos, me senti em casa. Os tamanhos das roupas são menores também. O P é beeem pequeno, se você usa M, considere G, e assim por diante.

 gueixas japao

JAPONESAS roupas

17. LIMPEZA

Cada um é responsável pelo seu lixo e não tem lixeira nas ruas. Eles tem um limite máximo que cada um pode produzir de lixo.Cigarro: não pode fumar na rua, eles tem smoking areas em alguns pontos que tem cinzeiro. A multa chega a 2000 yenes para quem fumar andando.

18.  TEMPLOS

Os templos não são apenas pontos turísticos. Vi muitos japoneses orando, tocando sinos, fazendo doações, pois são bem religiosos (muito Budismo e Xintoísmo). É um pais muito espiritual e místico. Tudo tem significado.

fatos japao

19.  GUEIXAS

Uma profissão em decadência. Muitos acham que gueixas são prostitutas e algumas estavam trocando sexo pelo dinheiro. Gueixa é uma mulher treinada nas artes, dança, música e entretenimento. Geisha significa “pessoa que vive das artes”. Ela passa anos aprendendo a tocar diversos instrumentos musicais, dançar e ser a anfitriã e confidente. E eles pagam muito caro para ter uma gueixa atendendo a todos os seus pedidos.

japao 2

20.  BANHEIROS NO JAPÃO

Tem banheiro no chão (japanese style), um buraco que você se agacha ou tem as privadas super modernas (western style) com jatinhos, regula a pressão, a temperatura do jato, assento aquecido e até musica!

PRIVADA banheiro japao

Estas foram as minhas impressões do Japão! País que amei e admiro muito!!

FAÇA SEU ROTEIRO DE VIAGEM PERSONALIZADO COMIGO

Para maiores informações sobre passagens, pacotes, vistos e JR PASS no Japão, entre em contato com a Gema Turismo – http://www.gematurismo.com.br/

LEIA TAMBÉM

Ah, e o pôr do sol lá é maravilhoso! Não perca :)

japao 10

Faça seu roteiro de viagem personalizado comigp

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 25 países até agora e possui mais de 60 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Vídeos no Youtube Blog Jornada Kamoi

PROGRAMA QUERO EMPREENDER

 KIMONO japao