JAPÃO: 8 dicas mega úteis para planejar sua viagem

JAPÃO: 8 dicas mega úteis para planejar sua viagem

Neste post estão todas as DICAS úteis para você planejar sua viagem ao Japão!!

– PASSAGEM PARA JAPÃO – Comprei a passagem pelo site da Emirates. Lá tem a opção de fazer escala em Dubai na ida OU na volta e você faz tudo pelo site mesmo. Custou R$4722 com taxas, em 2014. Clica a opção “Vários Destinos” para colocar a escala em Dubai.

– VISTO NO JAPÃO– O visto de curta permanência (15 dias) eu fiz no consulado japonês aqui em Curitiba. Pra tirar o visto seu passaporte precisa ser válido por no mínimo mais 3 meses, e depois que você recebe o visto, tem 3 meses pra entrar no Japão.

Site consulado de Curitiba – documentos necessários:http://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/curta.html

Gema Turismo

passagem japao

– VISTO EM DUBAI – o visto em transito em Dubai é feito de forma diferente, através de “sponsors”, podendo ser seu hotel, agência de turismo e no meu caso fiz pela própria Emirates. Tem gente que fez ao chegar ao Aeroporto de Dubai, mas eu preferi fazer antes. O visto em transito só pode ser feito se Dubai NÃO for seu ultimo destino e sim uma escala. No meu caso, eu estava indo pro Japão. Como a viagem é longa, a Emirates sugere e facilita que você faça essa escala.

Documentos necessários: Mandar tudo pelo email (reservas@dubaistopover.com.br) ou pelo site: foto do seu passaporte aberto e uma foto 3X4 e pronto! Você imprime um papel com seu visto! Custou em torno de R$180 reais e é valido por 96 horas. Tem a opção de 48 hs também.

Para fazer no site da Emirates: depois que você compra sua passagem, você vai em Gerenciar uma Reserva – https://fly4.emirates.com/MAB/MYB/MMBLogin.aspx – Ali você tem a opção de Solicitar o visto em trânsito.

A Emirates também reserva seu hotel e faz o visto por email: reservas@dubaistopover.com.br

japao

– MELHOR ÉPOCA PARA IR – Na primavera quando as cerejeiras florescem (final de março ou início de Abril) ou no outono. Ambos as temperaturas estão amenas. Eu fui em Novembro/Dezembro,/Janeiro peguei frio e neve, foi lindo!

visto japao

– HOTEL JAPÃO– Em Tokyo, eu fiquei no Park Hotel Tokyo e no Shiba Park Hotel. Super recomendo, bem localizado, perto de várias estações de metrô e da Tokyo Tower. O café da manhã é excelente, em ambos!

Park Tokyo Hotel – deslumbrante! Cada quarto é pintado por um artista diferente, no 31 andar. Possui 29 quartos, e o artista mais rápido fez o quarto em 10 dias e o mais longo em um ano! Impressionante a quantidade de detalhes dos quartos, banheiros, teto e rodapés! O café da manhã é delicioso, misturando o café americano e o café tradicional japonês! O lobby fica no 25 andar com vista maravilhosa para Tokyo Tower e Monte Fuji. Do nosso quarto dá para ver os trens saindo! O hotel boutique é todo decorado com quadros e esculturas de diversos artistas! O atendimento é maravilhoso, com uma sala de estar no 31 andar que possui bebidas à disposição! 

park hotel tokyo 3 park hotel tokyo 8 park hotel tokyo 14

park hotel tokyo 17 park hotel tokyo 18

Shiba Park Hotel 151. Fomos recebidas com um workshop de Furoshiki onde aprendemos a embrulhar as coisas com um pedaço de tecido!!! Além desse workshop eles possuem uma programação com vários workshops: origami, cerimonia de chá, degustação de sake, como pintar o gatinho, como fazer oniguiri, okonomiyake, entre outros pratos da culinária japonesa! Nosso quarto é enorme para os padrões de hotéis japoneses, com duas camas, televisão, closet e banheiro separado (chuveiro da privada). O hotel é novo e foi reformado em Agosto! Adoramos a recepção, staff e atendimento!!!

shiba park hotel 2 shiba park hotel 151 tokyo shiba park hotel tokyo

https://www.youtube.com/watch?v=6dgKDYWt2CY

– Em Kyoto, eu fiquei perto da estação central, que é o melhor lugar para ficar. Fiquei no Kyoto Plaza Hotel, 3 estrelas, pequeno, mas bem localizado.

Nara e Hiroshima não fiquei em hotel. Fiz bate volta de Kyoto, pois estava com uma mala grande e preferi não ficar mudando de hotel, pegando trem bala com a mala.

-Em Takayama, eu fiquei no Associa Takayama Resort, que também é maravilhoso, com as piscinas coletivas com vista para cidade, 5 estrelas, café da manhã excelente.

– COMO SE LOCOMOVER DENTRO DA CIDADE- JAPÃO

  • Tokyo – metrô
  • Kyoto – ônibus
  • Hiroshima – Andando e bonde para ir até ao Parque da Paz
  • Nara – Andando
  • Takayama – Andando

DICA DO METRÔ – Compre o cartão PASMO, que custa 500 yenes, e vá colocando dinheiro nele. Compra na maquinha mesmo dentro do metrô. Como no Japão a tarifa é calculada pela distância que você percorre, cada lugar que você vai é um valor diferente, então é complicado. Dessa forma, fica mais prático e rápido colocar no mínimo 2000 yenes no cartão e vai usando. Devolve ele no final da viagem e recebe de volta 500 yenes. Não perca ele, e sempre encoste na catraca ao entrar e sair do metrô que ele calcula automaticamente a tarifa, assim você não corre o risco de ser bloqueado pela catraca!

japao 13

– DINHEIRO JAPÃO – a moeda é o iene. A menor nota é 1000 ienes. Eu converto para o Real da seguinte forma: corta os dois últimos 00 e o que sobrou é o valor em dólar. Ex: 1000 ienes, 10 dólares!

Se o Japão é caro? Depende. Você pode gastar entre 300 a 500 ienes para comer, por exemplo, pegando bentô, que são comidas prontas nos mercadinhos, ou pode gastar entre 700 a 1500 ienes em um restaurante. Já adianto que a comida típica do dia a dia lá não é sushi e sashimi.

japao 11

 – COMO SE LOCOMOVER  DE UMA CIDADE PARA OUTRA JAPÃO– Se você vai para mais de uma cidade, como por exemplo eu fui para Tokyo, Kyoto, Hiroshima, Nara, Takayama VALE A PENA comprar o JR PASS – Japan Rail Pass.  Leia tudo sobre no post anterior.

jr pass japao

-ROTEIRO NO JAPÃO – Meu  roteiro no Japão foi o seguinte:

  • 4 dias em Tokyo
  • 3 dias em Kyoto
  • 1 dia em Hiroshima
  • 1 dia em Nara
  • 1 dia em Shirakawa-Go
  • 1 dia em Takayama

Para maiores informações sobre passagens, pacotes, vistos e JR PASS no Japão, entre em contato com a Gema Turismo – http://www.gematurismo.com.br/

Faça seu roteiro de viagem personalizado comigp

HOTÉIS QUE EU FIQUEI E RECOMENDO:

PARK HOTEL TOKYO

-SHIBA PARK HOTEL

KEIO PLAZA HOTEL

Para maiores informações sobre passagens, pacotes, vistos e JR PASS no Japão, entre em contato com a Gema Turismo – http://www.gematurismo.com.br/

PS: Na sua próxima viagem, compre por esses links, que eu ganho comissão mas você paga a mesma coisa! Se você acha que o blog te ajuda de alguma forma, não custa nada comprar através desse links confiáveis! Muito obrigada 😊

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 34 países até agora e possui mais de 100 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Vídeos no Youtube Blog Jornada Kamoi 

LEIA TAMBÉM

Booking.com


56 respostas para “JAPÃO: 8 dicas mega úteis para planejar sua viagem”

  1. Legal Priscila! Vou para o Japão agora em agosto, ainda estou no processo de compra de passagens, uma coisa que não entendi, quando você fez a conexão em Dubai, pôde sair do aeroporto?

    Abs!

    • Sim, eu comprei a passagem e o visto emn transito no site da Emirates mesmo. Pega o visto de 72 hs e vc pode sair do aeroporto. No site da emirates, vai em “Varios destinos”e lá vc coloca o tempo que vc quer de conexao. Eu fiquei 3 dias, e é suficiente.

  2. Ola Priscila, comprei meu voo para o Japao ha alguns minutos e comecei a fazer buscas sobre o destino, achei seu blog e amei… simples, completo e sem frescura…

    Obrigada por compartilhar…

    bjs

    Audrey

  3. Olá! Muitas dicas ótimas! Como foi a viagem longa de avião com crianças? Acha melhor ir direto sem descansar uns dias na cidade de escala? Estou planejando a viagem para dezembro. Quais os passatempos para os pequenos dentro do avião?
    Parabéns pelo blog, estou gostando das dicas e voltarei para ler mais sobre cada cidade do Japão que você visitou!
    Abs

    • A viagem foi mais cansativa pros adultos do que pras criancas, hehe.. nao tem mto passatempo dentro do aviao.. eles ficavam correndo pra la e pra ca, mas é sempre bom ter gente pra ajudar. Nao fizemos escala na ida, e foi tranquilo ate! fiz na volta em dubai, mas se puder, faça na ida!

  4. Olá! Estou pesquisando dicas de viagem para o Japão e acabei encontrando seu blog. Muito legal suas dicas e suas viagens, parabéns! Gostaria de saber como você fez o transporte das suas bagagens pelos lugares que ficou. Usou aqueles serviços de entrega de bagagem, ou sempre levou consigo nos trens? Li que muitas estações não tem escadas rolantes pra facilitar a vida com as malas…rs
    Bjs

    • Eu que carreguei sozinha! A acessibilidade no Japao é boa. Somente nos trens que eu pedia o favor de colocar minha mala em cima 🙂

      • Olá Priscila! Simples e objetivo! Muito obrigado pelas ótimas dicas!
        Uma perguntinha: na parada em Dubai, temos que retirar toda a bagagem e levar para o hotel ?
        Valeu! Abração!

      • Oi Priscila, estou indo ao Japão e vou levar uma mala média. qual era o tamanho da sua mala que vc levou pra lá? Dá pra acomodar mala média nos trens?
        Obrigada!
        PS: Já li seus post sobre o Japão várias vezes, organizando a viagem.

  5. Boas dicas Priscila.

    Vou de férias as Japão este Agosto. Em principio ficarei por Tóquio e de lá vou visitar Nikko e Monte Fuggi(bate volta). No meu caso que transporte devo usar? Compensa o JR Pass?

    Obrigada e Boas Viagens

  6. Olá Priscila, gostei muito do seu post me ajudou bastante. Estou planejando viajar para o Japão em férias e para comprar um notebook lá, minha dúvida é quando você voltou como foi a questão da alfândega ? Pagou algum imposto, se sim teve que pagar no momento ou poderia pagar depois ?

  7. Olá. Gostei muito dos seus posts. Estou começando a ler um pouco sobre o Japão para planejar com calma uma ida em 2016, e a viagem é tão longa e cansativa que pretendo colocar um stop na ida e outro na volta. Dubai é excelente ideia. Alguma outra sugestão interessante? Parabéns pelo blog. Abraço!!!

  8. Oi Priscila, adorei as dicas, tenho uma dúvida sobre franquia de bagagem, para voltar do Japão pela Emirates é só 30 kilos despachado?
    Obrigada!

  9. Olá, Priscila!
    Muito bacana seu post. Eu quero conhecer o Japão, entretanto tenho receio de como seria fazer a viagem sozinha. Uma amiga voltou de lá e me disse que é complicado para se virar (ela foi através de agência).

    • Oi Karen, é tranquilo se vc se planejar bem e se organizar… eles realmente nao falam ingles, mas consegue se virar sim! la é tudo muito organizado e seguro!
      Só fazer o roteiro antes e baixar o mapa da cidade que vc se vira tranquilo!
      Abs,

  10. Boa noite
    Estou planejando viajar em Maio /2017 – eu, esposa e filho(20),pensei em ficar em Kyoto e nos deslocarmos para Tóquio e outros lugares e assim economizar com o valor da hospedagem, que deve ser mais em conta do que em Tóquio. Estou certo?
    Agradeço por tudo.

    • Oi Luiz, acho que fica cansativo ficar em Kyoto e ir para Tokyo fazer bate volta, ainda mais porque voce precisa de uns 3 dias em tokyo no minimo. Melhor pegar hotel em Tokyo.
      De Kyoto vc pode fazer bate volta para hiroshima, miyajima e nara…
      Abs!

  11. Adorei seu post! Se Deus quiser, pretendo ir ao Japão após a Olimpíada. Antes vou fazer orçamento para 5 ou 6 dias. Pretendo conhecer Tokyo, cidades menores (interiorana) e ir ao show do AAA.

  12. Perguntas sobre o JP
    Olá!
    Comprei a passagem pro Japão para 2017, abril.
    Vou narrar um pouco meu roteiro.
    Pesquisei bastante e gostei muito do roteiro indicado no site japan-guide.com para 13 dias e 12 noites no JP.

    Chegada prevista no JP: 22 de abril, sábado, às 13:55

    Dia 23, 24, 25 e 26 serão dedicados a Tóquio.
    O que eu estou pensando em fazer é o seguinte:
    Encontrei alguns tours interessantes no site japanican.com. Quero fazer quatro tours, cada um em cada um desses 4 dias dedicados a Tóquio:

    1) 1-Day Nikko World Heritage Tour 
    2) 1-Day Hidden Kamakura & Enoshima Bay Drive Tour
    3) Dynamic Tokyo: 1 dia inteiro dedicado a explorar os principais pontos de Tóquio – Tokyo Tower, The Imperial Palace, Sumida River Cruise e Sensoji Temple
    4) Mt. Fuji & Hakone Tour

    Em seguida, no quinto dia, 27, pretendo ir para Kyoto pela manhã de trem bala. Ficarei lá dias 27,28,29,30 e 1,
    Esse mesmo site oferece alguns tours interessantes.

    No próprio dia 27, pensei em fazer um Tour por Nara de tarde, que é possível comprar pelo próprio site. 
    5) Nara Afternoon Tour

    No Dia 28, me interessei por uma tour inteira em Kyoto, ”1-Day Kyoto Tour”. O intinerário é composto por visitas aos principais castelos e templos.

    Dia 29 também é possível reservar um tour partindo de Osaka, que leva o dia todo.

    Dias 30 de abril e 01 de maio, pensei em fazer de forma autônoma, sem tours, o que o próprio site indica: Eastern Kyoto Full Day (explorar o lado leste de Quioto sozinho, caminhando ou de bicicleta, durante todo um dia) e Arashiyama Full Day (explorar os principais locais em Arashiyama de bicicleta, sozinho).

    No Dia 02, a proposta seria ir de Kyoto até Hiroshima logo cedo, de trem-bala. 
    Ainda nesse mesmo dia, pretendo visitar o Hiroshima Peace Park e talvez o Hiroshima Carp Castle e o Shukkein garden. Dormiria em Hiroshima.

    Dia 03, passearia por Miyajima e voltaria para dormir em Hiroshima.

    Dia 04, logo cedo, iria de Hiroshima para Himeji, passeando pelo castelo durante manhã e um pedaço da tarde.
    De tarde, voltaria para Tóquio de trem-bala também para dormir em um hostel em Akihabara.

    No Dia 05, penúltimo dia, gostaria de deixar inteiramente livre para passear pelo bairro Akihabara e ver um pouco de cultura nerd e eletrônicos. 

    Dia 06, retornaria ao Brasil, deixando Tóquio.

    As escalas serão em Dallas, EUA, tanto na ida quanto na volta. Tenho o visto americano.

    Tenho duas principais perguntas, principalmente pra quem foi:
    1) O que acha do roteiro, como um todo? É plausível? Segui recomendações do site japan-guide.com
    2) Você acha possível passear / se locomover / visitar diversas atrações no Japão sem guia e/ou sem comprar tours, fazendo tudo de forma autônoma e me informando através do Google maps e/ou pessoas locais e turistas? Não sei se perceberam, mas a primeira parte do roteiro é mais voltado a tours e a segunda parte seria mais autônoma.
    Eu li no site TripAdvisor e em outros sites que é perfeitamente possível passear pelo Japão sem guias e sem tours. Há quem prefira e quem recomende essa modalidade de viagem, inclusive. Meu receio é não ter tempo suficiente de ver tudo, principalmente em Tóquio, ou me perder facilmente e acabar perdendo tempo. Afinal, não é todo dia que vou para o JP, não é mesmo?

    Grato desde já pela atenção!

  13. Olá,

    Gostaria de saber sobre a comunicação lá no Japão, se hotéis geralmente os atendentes são bilingues, porque não falo inglês, e muito menos japonês rs…
    Estou querendo ir, mas estou com medo de ficar perdida lá.
    Abç

    • Dizem que “um ponto de vista é a vista de um ponto”. Rs! Estive no Japão ano passado, em outubro, e a maioria dos Japoneses com quem tive contato falavam pouco ou nenhum inglês. Percebi que os jovens tendem a ter mais habilidade na língua americana. E claro, os hotéis preparados para turistas. Mas fiquei em um típico “hotel cápsula” e nesse ninguém falava inglês. No hotel que fiquei em Takayama também não falavam. Mas Milena, não deixe de fazer a viagem por essa questão. Atualmente qualquer celular com Google Translator já facilita demais a comunicação e de um modo geral percebi os Japoneses muito pacientes e solícitos com os turistas. Estou planejando retornar ao país em 2018, com minha esposa, e montei um blog para tratar o assunto. Voltado para pessoas que desejam realizar essa viagem, mas não tem muita grana sobrando. Pretendo tratar de outras dificuldades também, como a barreira de comunicação. http://www.boraprojapao.com.br. Se eu puder ajudar em algo mais, dê uma olhadinha lá e mande uma mensagem. E Priscila Kamoi, parabéns pelo seu blog! Muito informativo e detalhado! Sei o quão é importante informações assim, principalmente para quem está viajando a primeira vez ao Japão.

  14. ola priscila! seu blog me ajudou muito! obrigada… Mas em relacao ao visto, estou com uma duvida! vc pode me ajudar?
    entao, eu vou com meus pais e eu moro em sp e eles no rio! será que aqui e lá é o mesmo esquema que foi ai em Curitiba?? quais documentos tem que levar?
    Obrigada,
    Abs

  15. Olá, tudo bem? Minha esposa e eu visitaremos o Japão e faremos os seguintes deslocamentos: Tokyo – Kyoto – Takayama – Tokyo. Serão 5 dias (2 em kyoto 1 em takayama e 3 em tokyo). Em nosso caso, acredita que vale a pena comprar o Japan Rail Pass?

  16. Oi! Gostaria muito de saber qual foi sua cidade favorita de visitar, quais você acha que vale mais a pena. Estou pensando se vou pra várias, duas, ou ficar em uma só. Quero fazer uma viagem com o menor custo possível 🙂 obrigada

  17. Oi Priscila, tudo bem?

    Sou seguidor do seu canal no YouTube e acho sua história e seu trabalho demais, muito inspirador! Venho passado um pouco do que Vc já viveu, que no caso, é a vontade de sair desse ambiente corporativo nem que seja por um boooom tempo e investir mais em mim sabe… mas no momento, ainda venho me planejando para isso. Uma das minhas vontades é ir para o Nihon e para ser sincero, para ficar um tempo bom como para fazer um mestrado ou trabalhar na minha área. A verdade é que para ir para lá para esse “sonho maior ” ainda vai demorar um pouquinho devido à outras prioridades. Mas a questão é que eu gostaria muito de ir neste ano ainda para lá nem que seja para ficar um mês. É aí que dentro disso eu teria duas opções:

    Ir para lá tirando férias de 30 dias.

    Ou

    Ir para lá passar esses 30 dias já desempregado (após pedir para ser mandado embora do serviço e tal).

    O fato é que estou na dúvida se para quem está desempregado, se há algum impedimento de tirar o visto de turismo para o Nihon. Você saberia e poderia me ajudar, por favor?

    Outra dúvida que eu tenho é que caso fosse um problema, mas em outro cenário, o de eu ser um empreendedor sendo MEI ou não, aí sim poderia considerar que não teria problemas neste quesito?

    Agradeço desde já.

    Grande abraço e beijo.

  18. Olá! Adorei seu blog! Estou pensando em ir pro Japão e ficar 4 dias em Tóquio e 3 em Kyoto, você acha que pra ir apenas pra Kyoto vale a pena comprar o Japan Rail Pass?

  19. Estou com a mesma dúvida da Rafaella aqui em cima, mas vou ficar 13 dias, sendo 6 em Tóquio, e os outros 7 dias em Kyoto e Osaka, e talvez outra cidade perto, a definir. Compro ou não o Japan Rail Pass?

    • Oi Renato, fale com a Gema Turismo, eles vendem o JR PASS, e cotam para vc se vale a pena comprar separado os trechos la no Japao, ou se vale a pena comprar o JR PASS aqui no Brasil. Acredito que vale a pena comprar o JR PASS.

  20. Olá Priscila, tudo bom? Não sei se voce tem essa informação mas queria saber se é cobrado algum valor nas casas de câmbio no Japão na hora da conversão? Estou pensando em levar dolares que sai mais em conta trocar aqui no Brasil, do que trocar por iene e depois trocar o dolar no Japão. Abraços

  21. Olá Priscila, tudo bem? Primeiramente quero parabenizar e elogiar o trabalho que faz no seu site! Estou sempre acompanhando e já utilizei muitas dicas que você coloca aqui em minhas viagens!
    Estou viajando para o Japão agora em novembro. Li que você esteve nesse período por lá e gostaria de saber com você a questão do clima. Fico 20 dias e estou torcendo muito para que não chova! Sei que vai estar frio, mas como estava o clima nessa época? Os dias eram nublados? Levo roupa de friozão? Gosto muito quando o sol visita os dias da viagem e as fotos ficam ainda mais bonitas! Com certeza vou pedir mais dicas por aqui! Obrigado pela atenção e por todas os relatos que você nos deixa por aqui! Beijo!

  22. Priscila, tudo bem?
    Estou indo para o Japão via agência de SP, porém gostaria de comprar alguns passeios avulsos via operador local…vc tem alguma agência para indicar?
    Obrigada! abraços

  23. Priscila,
    Você é uma fofa.
    Grata pelas dicas recheadas de cuidados e carinho.
    Anotando várias. 😘

  24. Oi Priscila! muito legal as dicas, vou para japão em julho (eu sei, verão escaldante), e vi em mtos sites que o passaporte tem de ter ao menos 6 meses de validade, o meu vence em dezembro, portanto na viagem ele terá 5 meses de validade, porém no site do consulado japonês não diz nada a respeito disso, só diz que tem que estar valido durante todo período de viagem, terei problemas?

  25. oi, vou para o Japão em 2019 e me falaram para não usar roupas de cores chamativas (ex. vermelho, pink, etc) porque os japoneses não “veêm com bons olhos”… somente cores neutras como preto, branco ou cinza, isso é verdade?

  26. Muito obrigada pela sua matéria e seus vídeos, estão me ajudando muito! Estou planejando uma viagem para fevereiro e suas dicas foram muito boas!
    Eu queria só tirar uma dúvida. Você foi no inverno, certo? Costuma nevar muito no centro das cidades? Você recomendaria usar botas específicas para neve ou um sapato quentinho normal é suficiente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.