Oi gente tudo bem? Ontem saiu a minha entrevista para RPC TV e recebi vários emails perguntando como eu consegui pedir demissão e como foi o inicio da minha trajetória “desempregada“.

Entendo muito bem pelo que vocês passam. Eu trabalhei durante 7 anos no mundo corporativo e sei bem como é essa rotina de ficar triste aos domingos e segundas feiras. Também tinha uma vida sem propósito, estava perdida, não entendia muito bem o que eu gostava.  Não estava completamente realizada e seguindo um sonho meu. Antes de tudo, recomendo que vocês reflitam no que realmente gostam. O que você faria de graça. Eu comecei a refletir no que eu gostava de fazer, e no meu caso era moda, viajar e escrever.

Audrey Bubble Girafas

Existe uma grande diferença em largar tudo e ser inconsequente e fazer as coisas de forma planejada, organizada e disciplinada, como foi meu caso. Antes de sair, eu juntei dinheiro, já tinha uma ideia que era o blog e a marca de camisetas online. Fiz duas coisas para não colocar todos os ovos na mesma cesta e diversificar. Como eu sei que o blog leva mais de um ano para dar retorno financeiro (e SE der) minha fonte de renda são as camisetas que vendo online.

Para conseguir pedir demissão, primeiro você tem que juntar dinheiro. Eu juntei grana suficiente para ficar mais de um ano tentando com que minhas ideias dessem certo.14

Meu investimento inicial foi quase zero, porque fiz o blog e o e-commerce SOZINHA e investi somente no estoque inicial de 100 camisetas, e ainda assim, tive medo. Apesar de eu ter espirito empreendedor, eu não tenho coragem de gastar milhões de dinheiro apostando em algo que não sei se vai dar certo. Portanto, você NÃO PRECISA ter muito dinheiro se quiser empreender! Ou você pode levar seu emprego formal e ter outro negócio. Todo mundo pode começar, só basta querer, ter vontade, fazer as coisas corretamente, se esforçar! As coisas demoram para acontecer. Não é de um dia para outro, portanto PERSISTA.

  6

Minha dica é começa. Parece clichê, mas comece estudando, refletindo, pensando no que você gosta de fazer. Formas alternativas de empreender. Faça algum curso, talvez de empreendedorismo, marketing digital, algo novo! Ou como ganhar dinheiro pela internet, vender algo através de um e-commerce. Loja online não tem investimento inicial, custos mensais de aluguel, empregados, funciona 24hs por dia, fins de semana e feriados! A internet hoje em dia é um grande aliado, ela trabalha e divulga por você.

Nunca digo para pedir demissão de forma inconsequente, porque entendo que cada um tem suas despesas, suas prioridades, contas para pagar! Mas apoio sim, você tentar, juntar dinheiro e arriscar porque vai que dá certo? Se não der, o máximo que pode acontecer é você ter que voltar pro seu emprego formal. Não podemos passar uma vida medíocre, para ser felizes fins de semana, feriados e férias.

7

Empreender é dar um salto de fé. É saber que pode dar errado. E o maior dilema do empreendedor, é a questão financeira e gerir a própria carreira. Não tem como inovar sem errar, se você não esta fazendo nada errado, você está dentro da sua zona de conforto.

Por fim, tente com que sua coragem supere seu medo. Saiba que pode não dar certo! A minha coragem veio no timing certo. Tem que ter paciência e persistência, a geração Y quer tudo muito rápido, tudo para ontem e eu ME DEI esse tempo. Eu fiquei 7 anos trabalhando, adquirindo experiência, aprendizado até me sentir preparada. Todo mundo tem medo de arriscar. Se fosse fácil, todo mundo teria seu próprio negócio. Eu tive medo sim, mas eu tinha que tentar. E se não der certo, eu volto para o mundo corporativo! Não é um caminho sem volta, não é tudo ou nada. Tem grandes empresários, que tiveram 5 start ups antes da sexta der certo.

 

8

ASSISTA AO VIDEO E INSCREVA NO CANAL BLOG JORNADA KAMOI

 

Espero ter te ajudado,

Beijos Pri Kamoi