Propósito, Yoga, Mindfulness e Meditação com Maria Cardoso

Propósito, Yoga, Mindfulness e Meditação com Maria Cardoso

A Maria Cardoso é uma pessoa inspiradora que tem uma história parecida com a minha. Após trabalhar anos no mundo corporativo, decidiu sair para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Fico muito feliz e motivada ao encontrar pessoas assim, que conseguem olhar para dentro, se conhecer melhor e ser feliz fazendo o que ama.

unnamed (2)

  1. Conte um pouco da sua trajetória até chegar até aqui?

            Eu brinco que sou daquelas que fez carreira no CEFET (hoje UTFPR). Do ensino médio até um master feito na Alemanha, percorri todo o caminho tradicional dentro da área técnica, no meu caso, telecomunicações. Comecei como estagiária numa operadora de telecom e fiz minha carreira lá dentro. Entre idas e vindas, 9 anos no total. Ainda lá dentro me especializei em gerenciamento de projetos, e foi a partir dessa mudança que comecei a perceber o quanto as relações interpessoais eram importantes no meu dia a dia, e no quanto eu me sentia longe de mim mesma. Alguma coisa estava fora do lugar e eu não entendia o que era. Tentei a sorte mudando de empresa, mas me vi ainda mais perdida, infeliz e precisei parar.

A partir disso planejei uma viagem de 2 meses pela Índia, motivada por um trabalho voluntario na região ocupada por tibetanos. Os 2 meses viraram 5 em função do yoga e de retiros de meditação. No total fiquei um ano fora, viajando também pela Tailândia, Laos, Camboja, Vietnam, Cingapura, Indonésia e Malásia.

unnamed

  1. Como foi o processo de mudança? O que te inspirou a mudar?

            Sinto como se tivesse sido “chamada” pela vida a promover uma grande mudança interior. Tive que chegar no meu limite para parar e começar esse processo. Muitas “coincidências” e coisas inusitadas aconteceram na época (livros do Osho, documentários, iniciação em Reiki), e, de repente, me vi decidindo largar tudo e ir para a India. Logo eu, a engenheira que não era ligada nem um pouco a Índia, Yoga… É difícil explicar o que me moveu, nunca consegui colocar em palavras. Tudo aconteceu dentro de um intervalo de 3 meses. Planejei um mini-sabático de 2 meses, mas fiquei um ano inteiro fora. Foi libertador e muito, muito transformador a maneira como esse ano foi acontecendo e refletindo em mim.

unnamed (1)

  1. Conte um pouco dos cursos que você dá?

            Atualmente dou cursos de Mindfulness e de Meditação, ambos nA Grande Escola. O primeiro focado exclusivamente nesta técnica de meditação, que tem grande aplicabilidade na rotina das pessoas, sobretudo daquelas que se sentem exauridas pela correria do dia a dia. Já o curso de meditação é mais abrangente e apresenta outras técnicas, tocando mais de perto questões relacionadas à espiritualidade.

unnamed (9)

            Trabalho também com coaching de vida, mas com um método próprio que mescla fundamentos de coaching tradicional, filosofia do yoga e técnicas de mindfulness e meditação. Normalmente pessoas enfrentando ou planejando grandes mudanças, ou em busca de expandir sua visão de mundo, tendem a obter muitos benefícios dessa abordagem.

            Além disso dou minhas aulas de yoga, tanto em turma quanto particular. Aulas particulares de yoga não são muito comuns, mas bem eficientes. São nelas que consigo perceber mais nitidamente as mudanças que o yoga vai produzindo nos alunos – e é inspirador.

unnamed (8)

  1. Quais são os benefícios da meditação e yoga?

            São imensos! O yoga é muito mais que uma prática física. Os tipos mais conhecidos do yoga se utilizam sim do trabalho físico, também importante, para atingir um estado meditativo. No final das contas tudo o que é feito numa prática de yoga (posturas, respirações) é para nos permitir mudar o estado de consciência e, assim, meditar. Com a prática regular, a meditação muda nossa visão de mundo e, sobretudo, sobre nós mesmos. Além disso, tem efeitos positivos, comprovados cientificamente, em casos de depressão recorrente, ansiedade, insônia, além de colaborar para ampliar a concentração.

unnamed (3)

  1. O que é felicidade para você? Como está relacionada a propósito de vida?

Para mim felicidade é uma maneira de viver. Um modo de olhar a vida. Hoje em dia acredito que felicidade está muito próximo de paz, paz de espírito. Quando sentimos que nosso coração vibra com nossas escolhas, com nosso caminhar, com as pequenas coisas do nosso dia, considero que estamos felizes. Todos sabemos que não é possível estar em estado de excitação e euforia todo o momento. Nem imersos em tristeza. Quanto menos dependermos dessas emoções para nos sentirmos em paz, mais leve será nossa caminhada. E, para ser feliz, é preciso estar leve!

unnamed (4)

  1. Quais são suas dificuldades? Seus medos? Desafios?

            A insegurança do caminho que estou trilhando é, às vezes, perturbadora, mas acho que todos enfrentamos as mesmas questões, independente do caminho. Cada caminho tem seus próprios desafios. Todos temos medos, dúvidas. Todos temos dificuldades. Todos desejamos ser felizes. Sinto que desde que comecei essa nova caminhada, lido cada vez melhor com todas essas questões. Aceito melhor as situações que a vida me apresenta e dependo cada vez menos do externo para me sentir feliz.

unnamed (5)

  1. Qual a dica que você dá para quem quer empreender, encontrar um caminho para ser feliz?

            Conheça a si mesmo. Aprenda a se distanciar dos pensamentos para ouvir seu coração. A partir dele uma visão de mundo mais ampla, coragem e força para mudar aparecerão e darão sustentação a qualquer caminho.

unnamed (6)

  1. Quem te inspira? Quais livros, pessoas, músicas, cursos você indica para quem quer mudar de vida e ser mais feliz?

            O homem que amava as gaivotas (OSHO), Um novo mundo (Eckhart Tolle), Bhagavad Gita (clássico do yoga), Felicidade ou Morte (Leandro Karnal e Clóvis de Barros Filho), Pense como um artista (Will Gompertz).

            As mudanças mais prósperas em nossa vida, quando bem alinhadas com o que somos, vêm do nosso interior. Quanto mais centrados e serenos estivermos, melhor. Por isso, sempre vou indicar o yoga e a meditação – mesmo sendo suspeita 🙂

unnamed (7)

Fiz  curso de Mindfulness com a Maria na Grande Escola e amei! Levarei essas práticas para toda minha vida!

Obrigada pela entrevista 🙂 Adorei!

LEIA MAIS SOBRE FELICIDADE, COM PRISCILA KAMOI

Booking.com

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 24 países até agora e possui mais de 60 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

 


3 respostas para “Propósito, Yoga, Mindfulness e Meditação com Maria Cardoso”

  1. Adorei a entrevista e estou adorando seu Blog, me identifiquei muito com suas ideias. Parabéns pela coragem e muito sucesso no alcance do propósito que você busca! Gratidão por compartilhar um pouco das visões e aprendizados que está tendo! Abraço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.