O aeroporto para ir a San Pedro de Atacama é em Calama, aproximadamente uma hora de San Pedro. Chegando no aeroporto, compramos o transfer de Calama a San Pedro e pagamos 15 dólares. A van deixa você no hostel. É a melhor opção, comprar no guichê na saída do aeroporto.

valle-de-la-luna-006

San Pedro de Atacama é uma cidade agradável, onde se faz tudo andando, toda rústica em tons de marrom/areia. Possui restaurantes gostosos, lojinhas, praça e a feirinha de artesanato. Possui mais hostels do que hotéis. Escolha um na região central, perto das ruas Caracoles, Tocopilla, Toconao. 

atacama

Este e um roteiro de 4 dias no Atacama, com os melhores passeios.

Dia 1 – Centro de San Pedro de Atacama e Valle de la Luna

Como chegamos em San Pedro de Atacama pela manhã, fechamos todos os passeios assim que chegamos. A agência de turismo que fechamos é a Vive Atacama Travel Agency. Fica no centro, na rua Toconao 435.  Depois fomos conhecer um pouco da cidade. Andamos pelo centrinho, fomos na praça, na feirinha de artesanato e almoçamos.

san-pedro-atacama san-pedro-atacama-001

Valle de la Luna:16:00 as 20:00

Valor: 12.000 pesos o tour mais a entrada de 3.000 pesos.

Este passeio é imperdível e é somente à tarde até o pôr do sol. Você pode fazer assim que chegar em San Pedro. Você conhece: Salt caves,  Três marias, Kari viewpoint, Pedra do coyote mais o pôr do sol maravilhoso onde o sol deixa as montanhas cor de rosa.

atacama-002 atacama-003 atacama-001 atacama

Roupas: o deserto é muito quente e seco durante o dia e muito frio à noite. À tarde o sol é muito forte. Fui de calça mas gostaria de ter ido de shorts, pois andamos bastante. Vá de tênis de academia ou bota específica de trekking/escalada, se tiver. Leve um casaco fino pois depois do pôr do sol esfria. Leve bastante água, boné ou chapéu e protetor solar na mochila também!valle-de-la-luna-por-do-solvalle-de-la-luna-ok

OBS: Para converter a moeda facilmente, você corta dois últimos dígitos e divide por 2, então este passeio custou aproximadamente R$60 reais do guia mais R$15 de entrada. Mais uma dica, leve dólares do Brasil e troca lá por pesos. Vale mais a pena do que levar real, pelo menos na cotação de Setembro de 2016.

Dia 2 – Lagunas Altiplanicas/Piedras Rojas/Salar de Atacama

Este passeio é o mais maravilhoso de todos e é imperdível! Conhecemos três lugares espetaculares que nos deixaram de boca aberta! As lagoas são muito bonitas, piedras rojas possui a água mais linda que já vi e para finalizar o Salar de Atacama, que é um salar enorme com uma lagoa com flamingos!

lagunas-altiplanicas-001 lagunas-altiplanicas-003 lagunas-altiplanicas-004 lagunas-altiplanicas-005 lagunas-altiplanicas-006

Piedras Rojas

piedras-rojas-001 piedras-rojas-002 piedras-rojas-003 piedras-rojas-004 piedras-rojas-007

Salar de Atacama

salar-de-atacama salar-de-atacama-002 salar-de-atacama-003 salar-de-atacama-004 salar-de-atacama-ok

Valor 45.000 pesos o tour + entradas de 2.500 e 3.000 pesos. Almoço e café da manhã incluído.

Horário: 7:00-19:00

Roupas: Este passeio você passa muito frio e muito calor no mesmo dia. Você pode ir de calça e casaco de manhã e ir tirando durante o dia os casacos. A primeira parada é de manhã, nas lagunas altiplânicas, que é levemente frio. Depois paramos em Piedras Rojas que é muito frio e por fim no Salar de Atacama que é quente. Você pode levar um shorts na mochila e trocar durante o dia. Levar água, boné ou chapéu e protetor solar. Clima: Setembro

Dia 3 – Geysers del Tatio e Tour Astronômico

Neste dia fizemos dois passeios separados. O Geysers del Tatio é uma das maiores zonas geotérmicas do mundo. O tour sai bem cedo do hostel e fomos dormindo até chegar lá. Esse tour é muito diferente de todos e tem que chegar cedo para ver os geysers. Lá tem uma piscina de água termal, que você pode entrar. Nós entramos e achamos que a água não estava tão quente.

geysers-del-tatio-005 geysers-del-tatio-004 geysers-del-tatio-001

Roupas: PREPARE-SE pois é muito mas muiiiiiiiiito frio. A temperatura chega a -15 graus. Vá com muitas calças, meias, casacos, luva, gorro, segunda pele… tudo que tiver na mala. Se quiser entrar nas águas termais, leve bikini/sunga, toalha e roupa para trocar.

Geysers -horário 5:00- 12:30 Valor 20.000 mais entrada de 10.000. Incluído café da manhã.

O tour astronômico também é diferente dos outros. Para quem gosta de astronomia, vale a pena. Vimos estrelas, constelações, planetas e a lua através do telescópio. Dizem que o céu do Chile é um dos mais bonitos e limpos. É muito estrelado e pegamos uma lua cheia maravilhosa!

astronomico astronomico-001

Astronômico – 21:00-23:00 – Valor 18.000 pesos – incluído vinho e snack

Dia 4 – Termas de Puritama

Esse foi nosso último dia no Atacama e escolhemos Termas de Puritama para relaxar. Como são muitos passeios, os tours acabam sendo puxados e cansativos, além das diferenças climáticas que pegamos durante o dia. Essa termas possui 8 piscinas de águas termais chegando a 35 graus celsius. É bem gostoso com cachoeirinhas.

termas-de-puritama-001 termas-de-puritama-002 termas-de-puritama-003 termas-de-puritama-004

DCIM101GOPRO

Horário: 9:00 as 13:00 ou das 14:00-18:00

Valor: 12.000 o tour + 9.000 entrada se for durante a semana após as 14:00

Roupas: roupa de banho, shorts, protetor solar, toalha, boné e um casaco de frio pois esfria na volta.

Estes foram os passeios que eu fiz em 4 dias no deserto do Atacama. Quatro dias são suficientes para conhecer bem!

deserto-atacama

Compramos também nosso tour para o Salar de Uyuni na Bolivia, na mesma agência e pagamos 100.000 pesos. São 3 dias e 2 noites de tour, saindo do Atacama até chegar no Uyuni. Leia mais no post sobre a Bolívia.

Leia também: Sugestão de restaurantes em San Pedro de Atacama

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 24 países até agora e possui mais de 60 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção. Possui uma marca de camisetas ! SAIBA MAIS

Acompanhe o blog no Facebook  e no Instagram

Inscreva-se no canal Blog Jornada Kamoi no Youtube

Beijos Pri Kamoi