Um dos principais livros dos nômades digitais é o livro Trabalhe 4 horas por semana do Tim Ferriss. O título é um pouco pretensioso, mas o livro é excelente para quem quer ter um estilo de vida de nômade digital, aproveitar a vida, trabalhar de qualquer lugar do mundo com produtividade e ter mini aposentadorias ao longo da vida ao invés de trabalhar a vida inteira para curtir depois! Aqui eu resumi um pouco a primeira parte do livro, com os melhores trechos.

“Então, o que você faz?”

A graça é que não sou um multimilionário, e tampouco quero ser. Nunca gostei de responder a essa pergunta de coquetel porque ela reflete uma epidemia da qual eu fiz parte por muito tempo: a descrição do seu emprego ser a descrição de você mesmo.

livro tim ferris

Como eu poderia explicar que o que faço com o meu tempo e o que faço para ganhar dinheiro são coisas completamente diferentes?

A vida não tem que ser tão difícil. Não tem mesmo. A maior parte das pessoas, inclusive eu mesmo no passado, passa muito tempo convencendo a si mesmas de que a vida tem que ser difícil, resignando-se ao trabalho diário das 9 às 5, em troca de (algumas vezes) passar um fim de semana relaxante e férias ocasionais, “poucos dias ou será demitido”.

nomades digitais

As pessoas não querem ser milionárias – querem usufruir do que acreditam que apenas milionários podem comprar. Um milhão de dólares no banco não é a fantasia. A fantasia é a vida de liberdade total que ele supostamente garante.

As diferenças entre as pessoas tradicionais e os nômades digitais

  • Os tradicionais (A) querem: Aposentar-se precocemente, ainda jovem.
  • Os nômades digitais (ND) querem: Distribuir períodos de descanso e aventuras (mini aposentadorias) ao longo da vida, em bases regulares, e reconhecer que a inatividade não é o objetivo. Fazer aquilo que o estimula e dá prazer é o verdadeiro objetivo.

tim ferris

  • A: Comprar todas as coisas que você quer ter.
  • ND: Fazer todas as coisas que você quer fazer, e ser tudo aquilo que você quer ser.
  • A: Ser o patrão em vez do empregado; estar no comando.
  • ND: Não ser nem o patrão nem o empregado, mas o proprietário.

Ser financeiramente rico e ter a habilidade de viver como um milionário são duas coisas fundamentalmente diferentes.

trabalhe 4 horas por semana tim ferris

O dinheiro se multiplica em valores práticos dependendo do número de Q’s que você controla na sua vida: o que você faz, quando você faz, em que lugar você faz e com quem você faz. Chamo isto de “multiplicador de liberdades”.

O meio milhão pode valer menos do que os 40 mil, e vice-versa, quando descartamos os números e passamos a enxergar o padrão de vida derivado do dinheiro. Trabalhando apenas quando você está mais eficiente, a vida é mais produtiva e mais divertida.

Fazer menos trabalho inútil, de modo que possa focar em coisas de importância maior para você NÃO é preguiça. Foque-se em ser produtivo em vez de focar-se em estar ocupado.

trabalhe 4 horas por semana

LIVRO TRABALHE 4 HORAS POR SEMANA – TIM FERRISS

Fotos Priscila Kamoi

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 24 países até agora e possui mais de 60 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Youtube Blog Jornada Kamoi