Quando se pergunta: O que você quer? A maioria das pessoas respondem: ser feliz. A felicidade de forma genuina pode ter diferentes sentidos para dferentes pessoas. Você consegue acreditar, que um cara muito simples, humilde, que mora na India é tão feliz como um americano que tem tudo? Felicidade para ele, é chegar em sua humilde casa e ver seu filho o esperando e chamando- de “Baba!”. Ele se enche de alegria, dizendo que não é pobre e sente-se a pessoa mais rica do mundo. “As vezes comemos só arroz com sal, mas mesmo assim somos felizes”, diz

1555470_10203030796716750_1264235579_n

Em 1980, as pessoas viam o tema felicidade como frágil e vago. Falavam que não era possível medir felicidade.  Nos anos 90, as pessoas começaram a se interessar pelo assunto e hoje em dia é espantoso o número de pessoas interessadas. Recentemente, a ciência começou a estudar como funciona a felicidade. Quais são os componentes de uma vida não somente livre de doenças, mas que se desenvolve no sentido de uma felicidade profunda e verdadeira? Hoje, existem milhares de livros, artigos, até uma matéria na univerdidade de Harvard, chamada Psicologia Positiva, que é a aula mais popular que estuda felicidade.

Afinal o que nos faz felizes? Cientistas dizem que 50% da nossa felicidade vem dos nossos genes. As pessoas nascem com uma certa quantidade. Circunstâncias como emprego, dinheiro, vida social e saúde, coisas que nos dizem que devemos nos concentrar representam somente 10% da felicidade. Os 40% restantes são atitudes e comportamentos intencionais, coisas que nós podemos fazer no dia a dia para ser feliz. Incrível não? Ser feliz é uma escolha.

1544468_10202901566646079_866440379_n

Uma das chaves da felicidade é a habilidade das pessoas voltarem ao seu estado de espírito rapidamente. Se algo ruim acontece, a pessoa fica muito mal, mas por pouco tempo. Assim como se algo muito bom acontece, a pessoa fica muito feliz, mas rapidamente volta ao seu estado de espírito normal. Outro estudo mostra que todas as pessoas que são genuinamente felizes possuem amigos e família por perto .

A sociedade diz que uma das formas para ser feliz é ganhando muito dinheiro. Porém nos últimos 50 anos, o crescimento econômico dobrou, assim como a renda, as casas e carros dos americanos. Estudos representativos  demonstram que o nível de felicidade manteve-se o mesmo.

Qualquer pessoa que diz que dinheiro não compra felicidade devia falar com alguém que vive debaixo de uma ponte, porém quem diz que o dinheiro compra felicidade deveria falar com Bill Gates. Nenhuma das duas é verdade. Quando as necessidades básicas são atendidas, o dinheiro não compra mais felicidade. A diferença do nível de felicidade de uma pessoa que ganha 50 mil e uma que ganha 50 milhoes é quase nada.

1521229_10202900790026664_605657282_n

Existem dois tipos de valores que as pessoas procuram na vida: valores internos e externos. Valores externos são elogios, recompensas, ter coisas, dinheiro, imagem, status. Já os objetivos intrínsecos, são aqueles que satisfazem internamente e  estão relacionados com as necessidades psicológicas, como evolução pessoal, ser quem realmente somos, relacionamentos e ajudar os outros. Depois de uma década de investigações, nota-se que as pessoas voltadas mais aos fatores externos (dinheiro, status e imagem), sao mais ansiosas, depressivas, com pouca energia e menos felizes do que aquelas focadas em valores intrínsecos.

O Japão é o pais menos feliz entre as nações ricas. Já no Butão, as pessoas ao invés de maximizar seu produto interno bruto, tentam maximizar a felicidade interna bruta. O que vai fazer as pessoas mais felizes e não ricas. Lá eles acreditam que uma casa, um carro melhor, não é o que vai trazer genuína felicidade e sim prazer momentâneo.

IMG_9006

As coisas que gostamos de fazer são os componentes principais de uma vida feliz. Brincar. Experimentar coisas novas. Amigos e família. Fazer coisas com significado. Apreciar o que temos. Estas são coisas que nos fazem felizes e são gratuitas.

fb20

O filme THE HAPPY MOVIE – Sobre Felicidade Genuina mostra o que é felicidade genuína para diferentes pessoas do mundo: moradores da India, Brasil, EUA e Japão contam suas histórias e o que é felicidade para eles. A felicidade pode vir de coisas muito simples que você nem imagina.

Você pode alugar por 72 hs com legenda por $3 neste link oficial abaixo

www.thehappymovie.com

Vale muito a pena assistir.Eu vi duas vezes ja!

ASSISTA AO MEU VIDEO E INSCREVA NO CANAL

 

Beijos, Pri Kamoi