1.Afaste-se de pessoas tóxicas

Pessoas tóxicas são pessoas negativas, de mal com a vida, pessimistas que fingem ser seu amigo dando “conselhos” que no fundo te deixam mal. Gosto muito de pessoas “easy going”, leves e tranquilas. Não que a minha vida ou dessas pessoas sejam perfeitas, mas predomina um otimismo, uma positividade, gratidão. Querendo ou não, a energia dessas pessoas, positivas ou negativas, influencia nosso estado de espírito!

Gosto de pessoas que me motivam, me ensinam de forma sincera e agregam algo na minha vida. E isso não tem nada a ver com dinheiro, salário ou emprego que a pessoa tem para ser feliz. Já conversei com pessoas que não tinham nada material e passavam uma energia positiva, otimista e fazia meu dia mais feliz. Eu sempre fui e sou uma pessoa muito entusiasmada, de boa com a vida e com uma energia positiva! Quem me conhece sabe…

IMG_0333

Dizer não, cortar relações tóxicas é um presente para você mesmo. Corte pessoas que reclamam demais, invejosas, que te criticam muito, te deixam para baixo, pessimistas, exibidas demais, que estão sempre cansados, sem tempo para nada. Se você precisa manter contato com pessoas por motivos profissionais, mantenha somente o essencial,  não sintonize com sua energia e não se deixe contagiar.

2.Evite ambientes negativos

Em uma das empresas que trabalhei, o clima era super pesado. A cultura da empresa, as pessoas, a atitude, a arrogância, a falta de organização, os resultados ruins influenciavam  para que isso ocorresse. Era “cobra comendo cobra”, muita competição, medo de ser mandado embora, falta de infraestrutura. Não digo que todo ambiente corporativo seja assim, pois em outra empresa em que eu trabalhei, o clima era completamente diferente. Como o presidente da empresa dizia, lá nós jogávamos frescobol um com o outro: todos tinham que se ajudar para que o jogo funcionasse, enquanto na outra empresa todos jogavam tênis, onde faziam a bolinha do outro cair e não se ajudavam!

100_2328

Na empresa com uma cultura boa, tinha uma energia boa de trabalhar, as pessoas se ajudavam mais, iam felizes trabalhar, com atitudes melhores. E isso vem de cima, o presidente era humilde, o que influenciava gerentes, coordenadores, analistas e chegava até o estagiário. O presidente incentivava um ambiente harmonioso de trabalho, equilibrado entre vida pessoal e profissional, comunicação aberta entre todos os níveis. Além disso, tinha salas de tv para descansar, massagem uma vez por semana, piscina de bolinhas, eventos corporativos, tudo para criar cooperação entre as pessoas.

Se você trabalha em uma empresa com um clima pesado, isso te consome, pois você passa entre 9 a 10 horas do seu dia em um local contaminado de pessoas tóxicas e energia ruim.

Booking.com

IMG_0320

Outro ambiente negativo é a balada. As pessoas na balada estão com uma “atitude ruim”. É muita competição entre mulheres, entre homens e entre homens e mulheres para ver quem se faz mais de difícil. Todos incorporam personagens, não são verdadeiros. Eu não me sinto bem em baladas, pois não rolam conexões legais, conversas produtivas, sinceridade. Prefira lugares onde conectem pessoas que gostam das mesmas coisas legais:  um barzinho onde você possa conhecer gente que gosta do mesmo som, parques,  academias de yoga, faculdade.

3.Cuide do seu pensamento mais profundo

O pensamento mais profundo é aquele que sentimos verdadeiramente. Sentir gratidão de verdade, agradecer, sentir amor pelos outros… Tente focar verdadeiramente em coisas boas, pois como escrevi no post 12 atitudes para você ter mais gratidão, tudo que pensamos atraímos para nossa vida. Acredite ou não, pensamentos tornam-se palavras que se tornam atitudes. Se você estiver sentindo coisas ruins dentro de você, o que é inevitável, reconheça esse sofrimento, esteja presente, saiba o que está acontecendo e como aliviar. Ter consciência dos pensamentos, sejam bons ou ruins, é o primeiro passo para colocar a mente dentro de você.

6

4.Não sintonize com coisas negativas

Sim, você tem esta opção! Você está no trânsito e uma pessoa maluca, estressada e atrasada decide buzinar para você. Isso acontece muito. Tem pessoas que parece que acordam e tem como meta do dia ser extremamente agressivo no trânsito, dirigir que nem um louco e buzinar para todo mundo. Tente não sintonizar com isso. Coloque um som que você gosta, dirija tranquilamente e não afete seu humor.

Quando uma pessoa começa a te criticar sem fazer sentido ou reclamar demais, simplesmente ignore e não responda. Ligue um botão na sua cabeça e comece a pensar em outra coisa. Não sintonize com seu mau humor e troque de assunto.

IMG_5530

5.Cuide de você: espírito, mente e corpo

Uma coisa que me dá muito prazer é cuidar de mim mesma, em todos os níveis. Cuido do meu corpo praticando exercícios físicos, comendo de forma saudável, comprando minha própria comida. Cuido do meu espírito e mente praticando Yoga, sentindo gratidão, mudando minhas atitudes, refletindo, lendo… Essas pequenas atitudes te tornarão uma pessoa mais leve.

Não vou dizer que é fácil. Muitas vezes, as circunstâncias e correria do dia a dia nos fazem esquecer o que nos faz mal e nos deixa carregados no fim do dia. Mas só de ter a consciência de querer mudar, já é o primeiro passo.

INSCREVA NO CANAL BLOG JORNADA KAMOI

IMG_5620