Fomos do Atacama à Bolívia, em um tour de 3 dias-2 noites em um 4×4. O destino final é o Salar de Uyuni, o maior salar do mundo. Compramos o tour em uma agência em San Pedro do Atacama, A Skyline Traveller, que fica na Caracoles 359 em San Pedro de Atacama.

salar-de-uyuni-014

Bolívia: Primeiramente, vá sem frescuras, sabendo que você pode passar perrengue, passar frio, ficar sem tomar banho um dia, dormir em hotel de sal, sentir a altitude, ressecar a pele, a comida pode ser fria/péssima, a água do banho pode não ser quente, não tem papel higiênico, descarga ou água. Essa é uma viagem mochileira, sem luxo ou conforto! Apesar de tudo isso, vale muito a pena, pois a Bolívia é maravilhosa e sensacional.

dia-2-bolivia-011

Um dos lugares com as vistas mais lindas que já vi. Foram 3 dias no deserto, percorrendo 600km do Atacama ao Uyuni, com temperaturas variando de muito quente/seco a muito frio, chegando a 5000 m de altitude. Dormimos em hotel de sal, sem wifi, luxo ou conforto. Lugar onde aprendemos a valorizar as coisas simples da vida, como água e papel higiênico.

dia-2-bolivia-009

O tour custou 100.000 pesos chilenos e está tudo incluído: hotel, transporte e refeições. O ideal é levar no minimo 250 bolivianos trocados para pagar entrada de banheiros, banhos e demais coisas.

Levar:

  • No mínimo 6 litros de água
  • Papel Higiênico, porque não tem mesmo!
  • Passaporte ou identidade, com o papel de imigração que você recebe ao entrar no Chile
  • Roupas confortáveis, de frio e de calor
  • Óculos de sol
  • Boné/chapéu
  • Tênis confortável ou bota de trekking
  • Toalha
  • Protetor Solar
  • Snacks, folha de coca, balas de coca

dia-2-bolivia-004

Dia 1 na Bolívia – Lagoas

A van buscou a gente entre 7:30 e 8:00 no hostel. Fomos até a fronteira fazer o processo de imigração. Lá tomamos café e colocamos as malas no 4×4.

4x4 imigracao-bolivia

Neste dia conhecemos: laguna branca, laguna verde, laguna colorada, Deserto de Dali, Polques Hot Springs e Geysers Sol de Manana. As lagoas foram as mais lindas que já vi, especialmente a laguna colorada que é cor de rosa e cheia de flamingos! A estrada da Bolívia é toda de terra o percurso todo.

laguna-branca-bolivia laguna-colorada-bolivia laguna-verde-bolivia-001 laguna-verde-bolivia laguna-colorada-bolivia-002 laguna-colorada-bolivia-001 desierto-de-dali-001

O tour termina as 18 horas aproximadamente. O hotel é simples, com banho pago a parte e dividimos o quarto entre 6 pessoas.

Dia 2 na Bolívia – Pedras

Saímos às 7:30 aproximadamente e conhecemos: Lagoa misteriosa, Vinto Lagoon, Camel Stone, Rocks Valley, Canyon da Anaconda e Saint Cristobal. Vimos paisagens maravihosas, lhamas, muito deserto e pedras!

dia-2-bolivia-018 dia-2-bolivia-017 dia-2-bolivia-015 geyser-bolivia dia-2-bolivia-013 dia-2-bolivia-010 dia-2-bolivia-008 dia-2-bolivia-006 dia-2-bolivia-002 dia-2-bolivia-001 dia-2-bolivia

Chegamos as 18 horas no hotel e essa noite o quarto foi duplo.

Avista do hotel é para o deserto, sem absolutamente nada. Vimos a lua mais bonita do mundo, surgindo do horizonte.

hotel-de-sal-002 hotel-desal hotel-de-sal-001 lua-vista-do-hotel

Dia 3 na Bolívia – Salar de Uyuni

Saímos antes do pôr do sol do hotel, aproximadamente as 5:00, após tomar café. Chegamos no salar e assistimos o sol nascer. Depois fomos até o Incahausi, uma montanha cheia de cactos com vista do salar.

salar-de-uyuni salar-de-uyuni-001 salar-de-uyuni-003 salar-de-uyuni-004 salar-de-uyuni-005 salar-de-uyuni-007

Depois seguimos para tirar mais algumas fotos do salar. Por fim,  fomos no cemitério dos trens e na feirinha de artesanato.

salar-de-uyuni-008 salar-de-uyuni-011 salar-de-uyuni-013

O tour termina as 14:00 e o motorista nos deixou na estação de ônibus (Todo Turismo) onde pegamos o ônibus para La Paz. Apesar do “perrengue”, amamos e sobrevivemos! Gracias Bolivia, por nos ensinar a viver com simplicidade e humildade.

cemiterio-bolivia bolivia-001 bolivia

Leia também:

Como fazer a mala para o deserto do Atacama e Bolívia

Roteiro de 4 dias no Deserto do Atacama

Sugestão de restaurantes em San Pedro Atacama

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 24 países até agora e possui mais de 60 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção. Possui uma marca de camisetas ! SAIBA MAIS

Acompanhe o blog no Facebook  e no Instagram

Inscreva-se no canal Blog Jornada Kamoi no Youtube

Beijos Pri Kamoi