DIA 1 – CACHOEIRA CRISTAIS OU LOQUINHAS

Como cheguei nesse dia, eu fiz por conta própria o passeio ara Cachoeira Cristais, uns 15 minutos do hostel e fiquei uma hora por lá. São várias quedinhas d’água até chegar na cachoeira maior, com uma área para banho! Fui de moto taxi e foi 40 reais ida e volta e a entrada foi 20 reais.

Outra cachoeira perto que dá para ir sem guia é Loquinhas, porém no período da seca, não tem queda d’água. Faça somente esses dois passeios se quiser muito fazer alguma coisa, pois as outras cachoeiras são muito mais bonitas. As trilhas das duas cachoeiras são fáceis – 400 m.

DIA 2 – Vale da Lua e Mirante da Janela

TRILHA: 7KM IDA E VOLTA

INGRESSOS: VALE DA LUA: 20,00 MIRANTE: 15,00

Vale da Lua: formações rochosas esculpidas pelas águas do rio São Miguel por mais de 600 milhões de anos e que hoje se parecem com crateras lunares. Inclusive dá pra nadar no meio das crateras onde tem cachoeirinhas. Claro que eu entrei! São 34 km de Alto Paraiso de Goias para chegar.

Mirante da Janela: Um dos melhores dias da minha vida, um dos lugares mais lindos que já fui e difícil de chegar. Uma energia incrível com direito a eclipse no Mirante da Janela. Uma trilha puxada, com subidas e descidas, muitas pedras com ao pôr do sol e uma lua maravilhosa!! Terminamos o dia com uma trilha noturna com muitas estrelas. Volta lá pelas 21:00.

DIA 3 – Cachoeira do Segredo

​Fica em São Jorge, 57km de Alto Paraíso de Goiás. ​No meio, tem uma lagoa para banho com água verdinha e no final, chega na imponente queda de 130m rodeada por um canyon formando um poço de águas cristalinas. Achei impressionante!

TRILHA: 6KM IDA E VOLTA

INGRESSO: 25,00 ENTRADA COM GUIA E 35,00 SEM GUIA

DIA 4 – Cataratas dos Couros

​São 3 paradas para banho, com cachoeiras maravilhosas. Entrei em todas! Para chegar até aqui, são 52km no total sendo 34 km de terra de Alto Paraiso

TRILHA: 5,2 km ida e volta

INGRESSO: NÃO PAGA

DIA 5 – Santa Barbara e Capivara

​E quando eu acho que já vi tudo, chego nessa cachoeira com a água mais cristalina e transparente que já vi: Santa Bárbara. Depois fomos para Cachoeira da Capivara. Pra chegar até aqui são 130 km de Alto Paraiso de Goiás.

​Saímos as 6:30 da manhã pois o máximo por dia são 300 pessoas, após isso não entra mais para manter a preservação, por isso chegue cedo. Volta pelas 18:00.

  • TRILHA: 3,5 KM IDA E VOLTA
  • INGRESSO
  • 20,00 SANTA BARBARA
  • 10,00 CAPIVARA

DIA 6 – Se quiser, faça cachoeira dos Macaquinhos ou São Bento com Almecegas.

O QUE LEVAR

Leve repelente, protetor solar, lanche pros passeios, bota de trekking, roupa pra banho, toalha, boné ou chapéu e muita água. Levar dinheiro em espécie para pagar as entradas (200,00) mais o guia, pois a maioria das cachoeiras não aceita cartão. Restaurantes a maioria aceita cartão.

QUANTO TEMPO FICAR

Recomendo ficar 5 dias inteiros

Às vezes eu fico pensando: como as pessoas não conhecem esse lugar? Um lugar DENTRO do Brasil, acessível, não muito caro, rodeado por natureza e cachoeiras maravilhosas e ainda pouco explorado? Às vezes, nós brasileiros desvalorizamos nosso pais e preferimos ir para o exterior enquanto a única coisa que consigo pensar é quão maravilhoso nosso país é!!

 Que diversidade, cultura, simplicidade, energia única daqui! Eu amei a Chapada dos Veadeiros, me sinto renovada e plena! Precisava fugir um pouco e estar em contato com a natureza.

AGÊNCIA, PACOTES E GUIA

Se você procura comodidade na organização do seu roteiro, recomento a Agência Chapada dos Veadeiros para organizar sua viagem, com pacotes tudo incluso:

  • Traslado de Brasília x Alto Paraíso x Brasília
  • Diárias de Hospedagem
  • Diárias de Guia
  • Lanches de trilhas e Almoços
  • Passeios descritos no Roteiro e Ingressos para visitação dos Atrativos
  • Refeições em regime de meia-pensão (Almoço tardio)
  • Diárias de guias Credenciados
  • Diárias na Pousada escolhida
  • Seguro Viagem
  • Suporte da Agência local durante toda estadia

CONTATO

O guia que me auxiliou nos passeios foi o Wilson:

Segue contato dele: (62) 9946-2989 o melhor guia da chapada segundo muitas pessoas e por tirar fotos tão maravilhosas apenas com um bom ângulo, olhar e celular.

PS: Uma das formas de ganhar dinheiro com o blog são com as comissões.  Na sua próxima viagem, compre por esses links, que eu ganho comissão mas você paga a mesma coisa! Se você acha que o blog te ajuda de alguma forma, não custa nada comprar através desse links confiáveis! Muito obrigada 😊

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 29 países até agora e possui mais de 80 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Vídeos no Youtube Blog Jornada