Não, você não precisa encontrar seu propósito de vida para ser feliz. Sim, leia de novo, eu que defendia encontrar um propósito e sentido para tudo na vida, comecei a questionar meu me próprio propósito de vida. Afinal, é para isso que vivemos. Ou não.

Como a maioria já sabe, há quase sete anos eu decidi pedir demissão de um emprego “estável” e bem sucedido para empreender com meu blog de viagens e felicidade e com a minha consultoria empresarial. E esse era meu propósito de vida: mais do que viajar e empreender, é poder ajudar, compartilhar, contribuir, crescer, motivar os outros a trabalhem fazendo o que ama.

De acordo com o educador, escritor e filósofo, Mário Sérgio Cortella: “Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais deixo de fazer.” O propósito é o que guia, é aquilo que se busca alcançar. Atualmente, presenciamos nas novas gerações o crescimento da busca pelo propósito.

Mas afinal, qual é o conceito de propósito?

Trabalhar com o que ama? Largar tudo para ser feliz e viajar o mundo? Parece simples, bonito, fácil, romantizado…mas não é. Largar tudo pra fazer o que ama é um pensamento e comportamento recente da sociedade, achando que a vida vai fazer sentido. Algumas pessoas até vão ficar angustiadas e ansiosas até descobrir seu sentido de vida e ganhar dinheiro com isso.

Não quero romantizar o propósito de vida, como se fosse algo a ser encontrado. Que para se ter uma vida plena, com sentido e feliz, devemos encontrar um sentido para tudo. Não existe isso de trabalhe com o que ama e você nunca vai trabalhar um dia da sua vida. Isso é mentira. Eu posso amar Yoga, mas não necessariamente trabalhar com isso.

Para você se sentir mais tranquilo, acredite: competência é mais importante que paixão. Nem sempre a gente vai fazer o que ama todos os dias. Muitas vezes temos que fazer o que não gostamos para um dia fazer o que queremos e amamos. O que importa é ter dedicação, paciência e consistência nas atividades do dia a dia. Não existe atalho para ganhar dinheiro e ser reconhecido.

O sentido da vida sempre muda. É a vida em si. É ela mesma. É o dia a dia. Viver o aqui e agora da melhor forma possível com presença. Grandes conquistas são pequenos passos diários. Escolha algo que gosta, faça o que tem que ser feito da melhor forma possível. Encontre propósito no caminho e não no final. E está tudo bem…

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 34 países até agora e possui mais de 100 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Booking.com

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Vídeos no Youtube Blog Jornada Kamoi