Será que trabalho autônomo é uma boa alternativa para você?

Começar uma carreira como freelancer é bem simples, mas encontrar a área de atuação certa para cada um não.

A maioria das pessoas nem sabe que algumas dessas atividades que listamos abaixo podem ser executadas pelos profissionais autônomos e, por isso, acreditam que esse regime de trabalho não é o ideal para as suas habilidades.

Hoje vamos lhe mostrar uma porção de oportunidades que existem para quem quer se tornar um freelancer. Esperamos que você consiga se reconhecer em alguma delas!

1. Ofereça aulas online

O quanto você sabe sobre o mercado de aulas online? É provável que já tenha buscado um tutorial no YouTube ou encontrado auxílio em um e-book para aprender uma nova habilidade.

Por que não ensinar as que você já possui para outras pessoas? Aulas online podem ser feitas por meio de uma plataforma específica, oferecidas gratuitamente ou por um bom preço, e são uma maneira excelente de encontrar uma carreira como freelancer em tempo integral.

Um curso online pode ser criado com foco em temas muito especializados e alçá-lo ao status de autoridade no assunto. Não há limites para o que você pode ensinar, desde que pelo menos uma parcela do público tenha interesse no tema abordado.

Booking.com

Gosta de quadrinhos? Assiste muitos filmes e conhece uma porção de curiosidades sobre eles? Fala um idioma e deseja ajudar outras pessoas a fazerem isso também? É bom em matemática? Toca um instrumento?

Essas são apenas algumas disciplinas que podem ser oferecidas em um curso online. Além de vender um programa de ensino específico, aulas particulares e de reforço são outra maneira de fazer dinheiro com aulas online. Pronto para começar?

2. Torne-se um especialista em Marketing Digital

Marketing Digital é uma das disciplinas mais importantes da atualidade. Afinal, você está lendo este texto na internet e, da mesma forma, tantas outras pessoas estão buscando e consumindo conteúdo neste exato momento.

O profissional de Marketing Digital é o principal envolvido nos bastidores disso, criando estratégias para marcas e indivíduos que desejam promover seu trabalho na internet. Então, por onde começar a aprender para poder entrar nessa?

A Universidade Rock Content e a HubSpot são ótimos lugares para começar. Eles lhe ajudarão a entender os principais conceitos a respeito dos temas e oferecerão material gratuito e certificações para que você se torne um expert no assunto!

3. Comece a criar apps

Quantos aplicativos você já usou hoje? Raramente paramos para pensar sobre o assunto, mas os apps são parte de nossas vidas e ferramentas muito úteis que já estão amplamente difundidas entre a maioria das pessoas. Por que não trabalhar criando eles?

Aprender programação parece algo de outro mundo para quem nunca se envolveu com o assunto, mas a Google está disposta a lhe ensinar. Outros sites, como a Udemy, também e, se você se dedicar, em pouco tempo estará apto para ser um criador de apps freelancer.

Você poderá se dedicar, então, aos próprios projetos ou prestar serviços para marcas. O mercado de apps, como se pode imaginar, continua aquecido e nos próximos anos o números de downloads devem aumentar ainda mais!

4. Trabalhe em centrais de suporte e assistência

É ótimo com pessoas, tem paciência para ajudá-las em suas questões e gosta de ensinar, mas não o suficiente para dar aulas? Uma posição de suporte pode ser a ideal para que você se torne um trabalhador autônomo.

Muitas empresas, como a Apple, contratam indivíduos ao redor do mundo para lidar com as dúvidas que seus usuários têm em relação a produtos e serviços.

Esses profissionais trabalham de suas casas (ou de qualquer lugar) e prestam serviço para a empresa em tempo parcial ou integral.

É o cara (ou a mina) que todo mundo procura para perguntar como funciona uma nova tecnologia? Então essa oportunidade pode ser a ideal para você!

5. Faça transcrições para marcas e para outros profissionais

Fala-se frequentemente da produção de conteúdo na hora de referir-se a oportunidades de trabalho online. Mas há muito desse conteúdo sendo produzido em formatos que não são exatamente amigáveis para todas as pessoas.

Vídeos, podcasts, entrevistas feitas por jornalistas e um tanto de outros conteúdos em audiovisual precisam ser transcritos para atender ao público. Você pode ser o profissional responsável por isso.

Trabalhos de transcrição não exigem conhecimento específico, exceto quando queremos oferecê-lo em mais de uma língua, e podem ser encontrados com uma simples busca no Google.

6. Crie websites e conteúdo

Tem alguma habilidade com programação, ou pelo menos sabe bem como utilizar o WordPress? Essa é a sua chance de brilhar. Criar um site nunca foi tão fácil e atender a nichos específicos com conteúdo altamente especializado pode ser o seu trabalho como autônomo.

Muita gente “vive de blog”, ou seja, tira boa parte dos seus ganhos de um website que criou. O que acha dessa ideia?

7. Vire um nômade digital

Todas as profissões que citamos até aqui têm uma característica em comum: podem ser desempenhadas por um nômade digital.

Mas o conceito de nômade digital, em si, já é uma carreira. Não entendeu? A gente explica!

Um nômade digital pode conhecer clientes e encontrar trabalhos em áreas que sequer estão listadas aqui, desempenhando mais de uma função ao mesmo tempo. Isso significa um dia a dia versátil, em que o nômade pode dividir-se entre tantas atividades quanto for preciso.

Trabalhar como freelancer não é mais uma opção que existe apenas para complementar sua renda. Atualmente, pessoas como você já conseguem ver os benefícios e de uma carreira como profissional autônomo em tempo integral.

Mais tempo para cuidar da sua saúde, envolver-se em projetos nos quais acredita e a possibilidade de viajar pelo mundo são apenas algumas dessas vantagens.

Coloque na balança o que importa mais para você e esqueça a ideia de que apenas algumas pessoas com habilidades muito específicas podem se tornar freelancers.

Todos os itens nessa lista, por exemplo, podem ser executados por um profissional dedicado e cheio de vontade de aprender.

E aí, gostou dessas opções de trabalho autônomo? Ficou tentado com a possibilidade de se tornar um nômade digital? Baixe o e-book gratuito “Partiu mundo!” e descubra exatamente como chegar lá!

  • Dimitri Vieira / Analista de marketing 
  • Rock Content 
  • rockcontent.com

PS: Uma das formas de ganhar dinheiro com o blog são com as comissões.  Na sua próxima viagem, compre por esses links, que eu ganho comissão mas você paga a mesma coisa! Se você acha que o blog te ajuda de alguma forma, não custa nada comprar através desse links confiáveis! Muito obrigada 😊

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 29 países até agora e possui mais de 80 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Vídeos no Youtube Blog Jornada