Oi gente! Convidei a minha amiga Tuaine, que já escreveu sobre a África do Sul aqui no blog, para contar sobre a viagem dela para Luxemburgo! Eu amei e espero que vocês gostem:

Luxemburgo é um Grão-Ducado soberano. O país todo abriga pouco mais de 500 mil pessoas.

Visitamos Luxembourg City, que foi para mim a revelação dessa viagem. Foi a primeira vez que estivemos no país e não sei foi se porque a expectativa não era muito grande, mas nos apaixonamos por essa cidade, que é linda, toda certinha, limpa e em paz! Parece uma cidade de mentira. Uma curiosidade interessante para nós, brasileiros, é que grande parte da população local é de origem portuguesa e fala português!

luxemburgo

Passamos um dia e uma noite na cidade, ficamos hospedados no Doubletree by Hilton Luxembourg (recepção e concierge excelentes, estacionamento no hotel, quarto amplo, vista linda, banheiro com chuveiro). O hotel ficava em cima das montanhas, enquanto que a parte turística e o burburinho ficam na baixada, que eles chamam de “vila”.

Gastávamos aproximadamente 10 minutos para chegar ao centro de carro (há alguns estacionamentos subterrâneos, bem sinalizados, baratos e preparados para o turismo), ou era possível pegar um shuttle disponibilizado pelo hotel. Como não queríamos ter hora para voltar, optamos por ir de carro. Dá para passear por toda “vila” a pé. A atmosfera da cidade é incrivelmente serena! E, para completar o clima, chegamos lá no início da primavera, quando as cerejeiras estavam florescendo (cherry blossom season). Fantástico!

luxemburgo 1

Passeamos pelo Chemin de la Corniche, onde pudemos tirar fotos lindas! Lá está a Corniche, conhecida como a varanda mais linda do mundo (pelo menos é o que dizem os locais)! Vale a pena percorrer o trajeto, que é considerado patrimônio da Unesco!

luxemburgo 2

No dia que passamos em Luxemburgo, estava acontecendo uma feirinha gastronômica na Place Guillaume II, para comemorar a chegada da primavera! Não tivemos dúvidas e aproveitamos para almoçar ali mesmo! Não sei como a praça fica sem evento, mas naquele dia estava super movimentada, muita gente sentada, aproveitando o sol, em uma escadaria… Europa mode on! Li que no inverno eles costumam fazer uma pista de patinação nessa praça.

luxemburgo 3

Passamos pelo Palácio do Duque e, coincidentemente, ele estava chegando “em casa”. Estava acontecendo todo um cortejo para anunciar a sua chegada. Ele entrou a pé e, depois de alguns minutos, apareceu em uma sacada par dar “tchauzinho” para a população e turistas que ali estavam. Foi legal! Aliás, em frente ao Palácio, tem uma chocolateria que tinham nos recomendado, chamada Chocolate House. Acabamos não entrando ali, mas estava super movimentada e tudo que eu vi parecia ser uma delícia!

luxemburgo 4

Fomos até a Place de la Constitution, de onde se tem uma vista linda da Pont Adolphe, que passa sobre o Rio Péitruss. Nessa mesma praça tem um obelisco com a estátua de Nike (deusa grega).

luxemburgo 5

Partimos para a Place d’Armes, a praça que eu mais gostei em Luxemburgo! Super charmosa, ela é cheia de restaurantes em toda a volta. Era um dia ensolarado muitos deles estavam atendendo na própria praça, com mesas externas e um clima delicioso. Muita gente tomando vinho, comendo, petiscando, fumando charuto… Escolhemos o Café de Paris, que servia vinho em taça e comidinhas, era bem descoladinho (só o atendimento que não era dos melhores, achei que tinha pouco garçom para tanta gente). Foi bem legal gastar um tempo ali, amei!

luxemburgo 6

Não sei se foi porque estava frio, mas senti Luxemburgo como uma cidade bem mais diurna! Lá por 19h30, a cidade começou esvaziar. Passamos em uma loja de conveniência, compramos alguns frios e um vinho (achamos o preço das bebidas inferiores ao outros países pelos quais tínhamos passado) e voltamos para o hotel.

luxemburgo 7

Luxemburgo surpreendeu e foi delicioso! Quero voltar!