6 mudanças de comportamento em um mundo pós pandemia

6 mudanças de comportamento em um mundo pós pandemia

Primeiramente gostaria de não romantizar a pandemia. Não estamos no mesmo barco e vivemos situações sociais completamente diferentes. Há famílias vivendo aglomeradas juntas em um mesmo ambiente, há mães estressadas em ficar o dia inteiro com os filhos e há maridos cada vez mais agressivos com suas mulheres.

Após ler e assistir muitos conteúdos relacionados às relações sociais em um mundo de pandemia e o que pode mudar após tudo isso, segue aqui uma análise do que podemos tirar de bom de tudo que está acontecendo.

Como o historiador e professor que admiro muito, Leandro Karnal disse, existem três coisas que aceleram a história: guerra, pandemia e evolução.

1 Aumento do comportamento online

Nesse atual cenário de isolamento social, percebemos que muitas reuniões e atividades podem ser feitas online, como por exemplo, o home office, onde as pessoas podem trabalhar de casa. Esse estilo de trabalho e de vida já é muito utilizado fora do Brasil, os conhecidos nômades digitais, que conseguem trabalhar de qualquer lugar utilizando a internet.

Como não podemos sair de casa, a confiança aumenta, seja dos funcionários, da compra online e nos rendemos ao consumo online, como por exemplo, fazer compras através de e-commerces, fazer cursos online, ler ebooks, assistir lives e treinar com aulas online.

2 Ter mais humanidade e solidariedade

No começo da pandemia, todos ficaram desesperados, correndo atrás de comida e papel higiênico. Esse foi o primeiro comportamento humano de sobrevivência e pensar somente em si próprio. Depois veio sentimento de solidariedade e empatia. Agora estamos reconhecendo mais as pessoas como humanos pensando nos que não tem.

Estamos separados, porém unidos. Estamos cada vez mais humanos. E é bonito ver as pessoas se preocupando com as outras. É preciso colocar rostos nessas mortes para que a HUMANIDADE entenda que são pessoas e não números e estatísticas.

3 Aumento da irritação, ansiedade e depressão

Nesse tempo de incertezas, não sabemos quando será o fim da pandemia, o que causa uma extrema ansiedade em relação a dinheiro, trabalho e estabilidade. Ficamos mais irritados com a família e atitudes dos outros. Pessoas ficam irritadas com o comportamento alheio e percebi até algumas pessoas irritadas por coisas pequenas, pelo outro fazer lives no Instagram, postar treinos em casa, fazer dancinhas no tik tok. Se o outro te irrita é porque tem algo seu. Só existe irritação via espelho, porque percebemos na atitude do outro algum defeito nosso. Pense: por que algo te irrita?

4 Aprendemos a ouvir mais

Em um mundo onde todos tem opinião, whatsapp e fake news, acreditamos que sabemos tudo e mais que os outros, com o conhecimento que adquirimos na internet. Opinião não é argumento. Devemos ouvir os médicos quando se trata de doenças, engenheiros quando se trata de construção, e por aí vai. Sua opinião não precisa ser exposta a todo momento. Deixe quem sabe do assunto falar. Quem tem mais interesse se torna mais interessante.

5 Ética é verificada em tempos difíceis

É fácil ser generoso e ter ética quando sobra dinheiro, comida, tempo, ou seja, quando está fácil. Ética é verificada em tempos difíceis. Exemplo pequeno, ter a consciência que o entregador de delivery está arriscando a vida para que você não arrisque a sua ao entregar comida, é desproporcional dar uma gorjeta pequena ao entregador.

Ter etiqueta é a ética da convivência: capacidade de conversar, respeitar as diferenças, ser tolerante, com uma comunicação não violenta e sem lacrar, comportamento horrivel de humilhar, dar a última palavra.

Esse é o momento de ninguém ganhar alguma coisa. Não é um momento para vender ou lucrar.

6 Mudança de comportamento e hábitos de limpeza

Com certeza após essa pandemia, vamos mudar nossos hábitos de limpeza. Lavar mais as mãos, usar máscaras, encostar menos nos outros e evitar aglomerações. Apesar de tudo, o que eu mais quero nesse momento é reencontrar meus amigos.

A felicidade só é real quando compartilhada. Se antes a gente queria ficar sozinho, agora mais do que nunca percebemos a importância de estar junto, de um abraço, carinho, estar e cuidar de quem a gente ama.

Essa é uma opinião minha sobre as relações sociais e comportamentais, sem estar relacionadas a politica ou com olhar da doença em si. E você, o que acha? Acha que podemos mudar nosso comportamento e ser humanos mais evoluídos?

PS: Uma das formas de ganhar dinheiro com o blog são com as comissões.  Na sua próxima viagem, compre por esses links, que eu ganho comissão mas você paga a mesma coisa! Se você acha que o blog te ajuda de alguma forma, não custa nada comprar através desse links confiáveis! Muito obrigada 😊

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 34 países até agora e possui mais de 100 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Booking.com

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Vídeos no Youtube Blog Jornada Kamoi 


5 respostas para “6 mudanças de comportamento em um mundo pós pandemia”

  1. Boa tarde,
    Vou fazer uma live hoje a noite.Posso citar e falar este texto que você fez. Achei muito legal e coerente. Meu nome é Evandro Nicola. Sou Cardiologista e mora em Santa Catarina.
    Se precisares posso te passar mais dados e informações.
    Desde já agradeço

  2. Infelizmente em nosso país as diferenças no nível sócio cultural não permitem acreditar em grandes mudanças de comprotamento ou aumento de civilidade. A partir do momento em que conseguiram transformar um vírus em plataforma política relagando a ciência, fica impossível acreditar em qualquer mudança. A grande maioria é apenas massa de manobra de interesses que estão bem acima do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.