Minha amiga Luiza Scheide Lipori passou a lua de mel com seu marido Artur em Cuba! Um lugar diferente e maravilhoso e pedi à ela as dicas e fotos! Espero que gostem!

“Sempre soubemos que queríamos passar a lua de mel em uma praia maravilhosa. Como casamos em Fevereiro, tivemos que descartar algumas opções no hemisfério Norte, e o Caribe nos pareceu a melhor opção. Como meu marido sempre disse que gostaria de conhecer Cuba, achamos o lugar ideal.”

cuba havana

1. TEMPO DE ESTADIA –  Decidimos ficar 6 dias em Varadero (praia) bem relax e 4 dias em Havana (cidade) aprendendo sobre cultura, história e política. Normalmente eu organizo nossas viagens internacionais, mas como era minha lua de mel, eu não queria resolver nenhum tipo de problema durante a viagem. Contratei uma agência de turismo. Deu tudo certo, mas fiquei ansiosa porque as confirmações que Cuba envia chegam apenas 1 semana antes da viagem.

praia cuba

2. ONDE FICAR– Em Cuba é muito comum se hospedar na casa das pessoas. Mas como estávamos em Lua de Mel, queríamos mais privacidade e um pouco mais de conforto e optamos por ficar em hotéis.

dicas cuba

HOTEL EM VARADERO: Varadero é uma praia maravilhosa com muitos resorts all inclusive. Decidimos pelo Melià Las Américas 5 estrelas. Os hotéis não têm uma arquitetura muito moderna, mas são limpos e as pessoas são muito simpáticas e solicitas.

Booking.com

roteiro cuba

Os grandes hotéis de Varadero costumam ter 4 ou 5 restaurantes dentro do complexo. Em alguns deles a comida é bem normal, mas em outros é possível comer lagosta, frutos do mar e comida japonesa de ótima qualidade. Sugerimos fazer reserva nos restaurantes do hotel já no primeiro dia. Os drinks com rum cubano são deliciosos e “feitos para refrescar, não para ficar borracho”.

varadero cuba

Internet só pagando 10 CUCs (aproximadamente 22 reais) por hora. É caro e não é das mais rápidas.O serviço do hotel é ótimo e as pessoas são muito simpáticas e queridas. Se possível, levar roupas, sapatos, sabonete, pasta de dente para deixar com eles. Eles adoram receber esses “agrados”.

3. MOEDA – Os CUCs ( moeda para os estrangeiros) devem ser comprados sempre nos hotéis ou nas casas de câmbio oficiais. Nós compramos no aeroporto de Havana. É recomendado comprar os CUCs com Euro. O dólar, alem de não ser bem visto lá, é sujeito a uma taxa na hora do câmbio.

roteiro varadero cuba

4. O QUE FAZER  EM VARADERO– Fizemos o passeio de catamarã até a ilha de Cayo Blanco. Vale a pena nadar com os golfinhos. A comida lá não é das melhores. Melhor levar um  lanchinho. A equipe de animação do hotel faz várias atividades durante o dia. Para ganhar uma garrafa de rum é só participar.

praia varadero

havana cuba

5.ONDE FICAR EM HAVANA – Havana me surpreendeu positivamente. Eu nunca imaginei que fosse gostar tanto. Como a aparência da cidade e os carros são antigos, parece que você está em um filme dos anos 50.

o que ver em havana

Ficamos no Melià Cohiba, que é um hotel 5 estrelas, moderno e bonito. Não fica longe, mas não fica tão perto de Havana Vieja (parte mais central). Existem uns hotéis muito charmosos em Havana Vieja.

Internet também só no lobby do hotel e não é gratuita. Inclusive, é bem cara.o que fazer em havana

6. NÃO PODE FICAR DE FORA – Quem conhece Havana não pode deixar de tomar mojito no La Bodeguita del Medio e daiquiri no Floridita. Essa não é uma dica minha, é do Ernest Hemingway. Foi aprovadíssima por nós.

dicas havana

7. RESTAURANTES – Em geral, os melhores restaurantes são mais caros, mas valem a pena. Tem muita lagosta e camarão. Mas não é todo lugar que a comida é boa em Havana Vieja.

restaurantes havana

8. O QUE FAZER EM HAVANA

Os pontos turísticos são muito bonitos e aproveitamos muito o passeio no city tour. Porém contratamos um guia particular chamado Alejandro  que é um espetáculo – email: aldebasa05@yahoo.es

– Museu da Revolução: esse é imperdível pra quem quer entender da história do socialismo cubano. Lá tem informações e materiais diversos sobre os períodos pré e pós revolução. A entrada custa 6 CUCs (aproximadamente R$12)

dicas cuba

– Praça da Revolução: é uma praça onde fica o Monumento a José Martí (herói na  independência cubana). O monumento é a construção mais alta de Havana, lá dentro é um museu. Nos prédios em frente à praça há imagens famosas do Che e de Camilo Cienfuegos, heróis na Revolução.

– Capitólio: em Centro Habana, pertinho de Havana Vieja, fica o Capitolio, uma réplica do americano, que já funcionou como parlamento, e como museu, mas está sendo reformado e não será mais aberto para visitas. Ao lado do Capitolio fica o Parque Central, com vários carros antigos em volta e vários hotéis.

havana e varadero cuba

Fora isso, vale a pena andar por toda Havana Vieja, sem compromisso.

9. E POR FIM… Apesar de socialistas, os cubanos de Havana são muito capitalistas com os turistas. Claro, é uma maneira que eles têm de ganhar dinheiro, por isso, tente não se incomodar com pessoas oferecendo ajuda em troca de ” propina”. O país é muito seguro, mas admito que me senti desconfortável em alguns momentos. A experiência foi incrível e, de fato, Cuba é um país muito diferente que vale a pena ser visitado.

praias cuba

E ai, o que acharam? Eu AMEI as dicas e foi muito difícil escolher as fotos que a Lu me enviou! Eu adoro lugares diferentes e já tinha vontade de conhecer Cuba. Agora fiquei com mais vontade ainda!

Gente, uma vez por semana vou postar um post colaborativo! Se você viajou ou mora em algum lugar  diferente e quer compartilhar suas dicas/fotos pode entrar em contato comigo através do email prikamoi@hotmail.com

Um beijo! Pri Kamoi

roteiro cuba