Fiquei um mês e meio no Japão, de 13 de janeiro a 29 de fevereiro de 2020, atendendo o curso da JICA (Japan International Cooperation Company)

Ficamos a primeira semana em Yokohama, onde tivemos aulas japonês, de história e cultura do Japão, política e economia, sistema de educação e imigração, visita ao Museu da Migração Japonesa e tour pela cidade de Yokohama.

Na segunda semana, fomos para Okinawa, que fica ao sul do Japão, de avião de Tokyo.

Objetivos do curso da JICA

1) Elaborar um plano estratégico relacionado à elaboração e comercialização de produtos turísticos que estejam de acordo com as necessidades dos seus próprios públicos turistas.

2) Compreensão da situação atual do turismo em Okinawa.

  1. Compreensão da base do marketing e do branding.
  2. À partir da compreensão das questões turísticas em que os próprios bolsistas estão envolvidos, elaborar um plano de medidas;

3) 1. Aulas teóricas: visão geral do turismo em Okinawa, fundamentos do marketing, marketing do turismo em Okinawa, branding do turismo em Okinawa, branding regional, apresentação de diversos exemplos.

  1. Aulas práticas: fundamentos do marketing, pesquisa sobre o estado atual do turismo na cidade de Naha, marketing do turismo em Okinawa, branding do turismo em Okinawa, branding regional, entrevistas na avenida Kokusai-dori, experiência dos diversos programas de turismo.
  2. Visitas técnicas muito interessantes, entre elas se destacam:

Churaumi Aquarium, maravilhovo, com tubarões baleias.

Aulas e Museu de Karate, arte marcial que nasceu em Okinawa. Foi muito legal praticar karate.

Aprender a cozinhar Soba, prato tipico de Okinawa, aprendemos a cozinhar Soba

Conhecer a Ilha de Ishigaki – pegamos um avião até essa ilha remota, onde fizemos passeios

Tour para ver o céu estrelado, um dos lugares mais escuros e estrelados para ver as estrelas e a lua

Aprendemos a fazer um tapetinho tipo tatame com folhas secas

Programa de Homestay – hospedar na casa de uma família tradicional japonesa na vila de Higashi. Dormir e jantar junto com a família e tem diversas atividades para se fazer no homestay. O Sr Miyagi nos levou para pescar na praia, pescamos 20 peixes, assistimos o sol se por e pegamos algumas conchas.

No segundo dia, nos levaram para fazer uma trilha até uma cachoeira maravilhosa, no Hiji Great Fall! Fizemos um picnic depois da trilha! Quem diria que no Japão tem tanta natureza, cachoeira e praias incríveis? Adorei a experiência. O casal nos acolheu muito bem, foram super fofos e comemos muito bem! Foi bem legal e diferente!

Peace Memorial Park – memorial dedicado a todos os mortos na Batalha de Okinawa

  1. Exercícios: gestão de ciclo de projeto (desde a análise das questões envolvidas até as sugestões das soluções), relatos dos resultados da análise e discussões.
  2. Apresentações internas e para pessoas relacionadas ao turismo.

Pré requisitos e qualificações JICA:

  • Ensino superior completo
  • Experiencia de 2 anos
  • Faixa etária – 21 a 50 anos
  • Idioma: Japonês para conversação diária, inglês desejável mas teve tradutor para espanhol e material em inglês.

Alojamento da JICA OKINAWA

Os quartos são individuais, espaçosos, com varanda, banheira, tv, guarda roupas e mesa. O alojamento da JICA tem refeitório, com café da manha, almoço e jantar, sala de jogos, karaokê, sala de instrumentos musicais, piscina aberta somente no verão, quadra, biblioteca, sala de descanso com cadeira de massagem, academia, lavaderia grátis. Achei a acomodação do alojamento ótima, os funcionários são super simpáticos e prestativos.

Café da manhã estilo buffet e almoço e jantar você escolhe o prato, que muda todos os dias 3 opções diferentes além das opções fixas.

Bolsa e ajuda financeira JICA

Recebemos um meal card com valor de 1100 yenes por refeição, almoço e jantar além de uma bolsa em torno de 2000 yenes por dias para os dias que ficamos no alojamento da Jica e de 4000 por dia nos dias que ficamos em hotel, como na primeira semana em Yokohama.

Gostei muito do curso de Turismo Estratégico em Okinawa. A JICA foi muito organizada em todo roteiro e organização do programa. Recomendo.

VIDEOS

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 34 países até agora e possui mais de 100 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Vídeos no Youtube Blog Jornada Kamoi 

Booking.com