Convidei minha amiga Isabella Cavaletti para contar um pouco da sua experiência morando em São Paulo e indicar roles diferentes e bacanas para fazer na cidade!

Sobre São Paulo

“Meu velho, como se torna difícil explicar as coisas quando a liberdade instala em nós seu reino de incertezas.Agora, eu preciso distinguir cada céu, conseguir de cada um a intimidade singular, de cada vento devo arrancar o segredo, a confidência, de cada alegria é preciso que eu estabeleça os limites, organizando as paisagens que a compõem, que lembranças me vivem na alma, que tonalidade de luz me cerca, que momentos de tédio ou ansiedade precederam o prazer de colecionar conhecimentos. Agora, irmão, tudo é diferente e nada se repete. (…)” Carta a Otto ou Um coração em agosto

sao paulo

Já faz algum tempo que estou para escrever sobre São Paulo para o Jornada Kamoi, blog esse da minha querida amiga Priscila Kamoi.

Mas pela minha experiência tão intimamente pessoal, não me é possível sintetizar toda esta cidade em um breve texto essencialmente turístico – apesar de, inúmeras vezes, me pegar ainda me sentindo turista. Moro há quase 4 anos aqui, e como nossa percepção das coisas muda conforme o decorrer da vida, a cidade também já se modificou aos meus olhos inúmeras vezes.

São Paulo se mostra pra mim não na diversidade de restaurantes, hotéis e galerias de arte que possui  –  claro que essa multiplicidade de opções é maravilhosa, e vale também serem mencionadas depois algumas dicas aqui – mas percebo São Paulo é pelas histórias de suas pessoas e pela multiplicidade de idéias e encontros que resultam em eventos inusitados. E é por isso que vou falar de alguns eventos muito legais que participei nessa cidade, do começo do ano até então.

image16

1.Festival Path

Esse é um dos festivais mais incríveis que já conheci na vida. É um evento de inovação e criatividade que acontece em um final de semana apenas. São dezenas (de-ze-nas!) de palestras interessantíssimas acontecendo simultaneamente. Difícil é escolher qual assistir, pois são muitas coisas legais acontecendo ao mesmo tempo e em múltiplos formatos  – além de shows, filmes e outras atividades. A última palestra que encerrou a programação foi com Sri Prem Baba, que foi bastante disputada e muito enriquecedora.

festival path

unnamed (1)

Um detalhe que percebi era que o staff do festival era formado em grande parte por refugiados de países em zona de  guerra, e era muito legal ver aquelas pessoas ali, trabalhando e se integrando, mesmo sem saber muito bem a língua local. Toda essa experiência foi absolutamente inspiradora e única.

Festival Path 2017 aconteceu no dias 6 e 7 de maio no Instituto Tomie Ohtake e Arredores. O passaporte para o evento é vendido pelo site do festival alguns meses antes.

2.Jardim Secreto Fair

O Jardim Secreto Fair é uma feira itinerante de pequenos empreendedores. Seus produtos são artesanais, todos lindos. Suas comidas são deliciosas, e o clima da feira é ótimo. O evento comercializa produtos ao ar livre e são cerca de 90 expositores por edição. A proposta é ocupar jardins pela cidade, apoiar o movimento independente e o consumo consciente.

unnamed

jardim secreto fair

Cada edição da feira é divulgada na página do facebook, e em breve eles inauguram um espaço fixo, que será uma loja colaborativa e espaço de projetos e atividades culturais no bairro da Bela Vista. Entrada gratuita.

3.CEAGESP

Não é bem um evento, mas têm os dias e horários certos para acontecer. A CEAGESP é a maior Companhia de Entrepostos e Armazéns da América do Sul e o terceiro maior mercado atacadista do mundo. Lá você encontra uma enorme variedade de plantas e flores com preços que agradam a todos os bolsos. A dica é chegar de madrugada, pois quanto mais cedo, maior a chance de encontrar produtos lindos. Ao final do passeio, vale fazer um lanchinho nas barracas de pastel e caldo de cana.

image8

image10

A Feira de Flores e Plantas acontece nos dias:

3ª e 6ª feira das 0h às 9h30

(da 2ª feira para 3ª feira e de 5ª para 6ª feira – inclusive aos feriados)

Entrada gratuita.

4.TEIA GNT

Admito que fui parar lá no Instituto Tomie Ohtake meio de paraquedas quando o TEIA estava acontecendo, e sem saber muito bem o que era, fiquei de fato surpreendida. Foi um dia super legal de encontros, conexões e palestras que dialogavam sobre a alegria, o desejo e o cuidado.

image13 image12 image11

Pessoas incríveis contaram suas histórias de vida e pensamentos inspirados num formato de apresentação extremamente simples  – o PechaKucha – e lá os convidados compartilharam suas vivências e olhares: a realização de projetos pessoais com enfoque no empreendedorismo sócio – ambiental e sustentável, líderes indígenas, inovadores sociais, apresentação de palhaço, poesia, música. Destaque para a apresentação da rapper mirim Mc Sofia, que foi divertida e descontraída falando sobre empoderamento e auto – estima.

Uma variedade de pontos de vista de pessoas muito criativas e com senso de comunidade muito bem posicionados, tudo em um só dia, num só lugar.

Site http://gntapps.com.br/teia-gnt/web/

É possível assistir todas as apresentações no site do canal.

O TEIA GNT – 2017 aconteceu no dia 13 de Julho. Entrada gratuita.

5.Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinofoum

 Esse é um festival de cinema super tradicional que acontece há muitos anos e em vários lugares da cidade – Cinemateca, MIS, Cine Sesc. A curadoria é incrível e em qualquer mostra que você escolher assistir, vai dar boa! Desde animações, documentários e filmes censurados na época da ditadura, o festival conta com uma programação diversa e muito interessante.

O 28ºFestival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo acontecerá entre os meses de agosto e setembro. Entrada gratuita.

IMG_2865

Amei as dicas!!! Muito obrigada Isa!! E você, já foi em algum desses eventos?