Ter dinheiro para viajar não acontece da noite pro dia. Tem que trabalhar, economizar, planejar, organizar e ter foco. Você não precisa ser rico para viajar. Tudo é uma questão de planejamento, organização, ajustes nos seus hábitos de vida e entender algumas coisas. Aqui listo 11 dicas para economizar na sua viagem

1

1.Pesquise muito antes de comprar uma passagem aérea
Faça simulações nos sites das empresas aéreas em diferentes datas, assim você poderá ter uma ideia do preço das passagens em épocas diferentes. O ideal é comprar passagens internacionais com antecedência (6 meses) e as passagens internas (trem ou avião) com uns 3 meses de antecedência.

2

Utilize sites como Skyscanner, Decolar, Expedia, que consolida todos os vôos/hoteis e faz um comparativo das cias aereas. Blogs como Melhores Destinos são excelentes para encontrar promoções de passagens, tanto para o Brasil quanto para o exterior.

 Cadastre seu email nos sites das cias aéreas e fique de olho nas promoções-relâmpago. Nestas situações, é pegar ou largar. Outra opção é usar milhas do cartão de crédito ou da cia aérea. Eu paguei 35 mil milhas cada trecho para ir para Berlim e voltar de Londres este ano na promoção.

3

2.Ande de metrô e fique em um hostel
Você é jovem? Tem disposição? Está preparado para andar? Está viajando sozinho ou de galera? Ande de metrô ao invés de taxi. Compre o passe para 5 dias caso fique mais tempo ao invés de comprar o ticket separado.
Fique em um hostel, pois além de ser mais barato na Europa é muito mais divertido.  Você socializa e conhece um monte de gente bacana, pois a maioria dos hostels tem áreas em comum com bar ou balada. Ou alugue um quarto ou ape no Airbnb.

4

3.Viaje na baixa temporada
Se você puder escolher a época do ano para tirar suas férias, os meses de março/abril/maio e setembro/outubro/novembro costumam ser de baixa temporada em boa parte do mundo. As chances de se conseguir preços melhores tanto de passagens quanto de hotéis aumentam. Outra vantagem de se viajar na baixa temporada é que o clima também costuma ser melhor, nem tão quente nem tão frio.

5

4.Evite pacotes turísticos
Os pacotes turísticos são interessantes para idosos ou famílias com crianças que se sentem inseguros em planejar e viajar por contra própria. Você pagará muito mais por um pacote, pois você compra a comodidade. Viajar sem pacote dá a liberdade para fazer o que quiser, sem passeios ou atrações que não lhe interessam, ou a restaurantes que são armadilhas turísticas.

6

5.Faça um roteiro
Coloque os pontos turísticos, quais restaurantes você quer conhecer, lojas que você quer ir, trajetos, como chegar em cada lugar. Não precisa ser a risca mas é bom ter uma noção dos preços/lugares antes de chegar lá!

7

FAÇA SEU ROTEIRO DE VIAGEM PERSONALIZADO COMIGO

6.Economize no principal
Seus dois maiores gastos de viagem geralmente serão transporte e hospedagem.Se você conseguir fazer uma boa economia nestes dois pontos, já é meio caminho andado.De resto, todos os demais gastos podem ser reduzidos.

Para refeições, dá para fazer uma refeição boa no jantar em um restaurante e de dia você pode comer algo na rua, um lanche rapidamente, ou vice-versa. Passe no mercado e compre algumas garrafas de água mineral e uma pequena, assim você pode reabastecer sua garrafinha antes de sair do hotel, ou também nas fontes públicas, caso a água seja potável onde você estiver.

8

7.Leve pouca bagagem
Leve roupas coringas, tipo calça jeans, camisetas lisas, uma jaqueta e um tênis que combine com tudo, que podem ser usados mais de uma vez. Bagagem grande só gera transtorno, principalmente se você for para várias cidades em uma única viagem. Pense que você comprará coisas durante sua viagem. Você sempre acha que não, mas você vai.

9

8.Vá ao balcão de informações
Assim que chegar na estação de trem ou aeroporto, pegue um mapa da cidade, mapa do metrô e tente ir de metrô/ônibus ao hotel, caso tenha pouca bagagem e esteja viajando sozinho, com amigos, namorado, etc. Você economizará muito em taxi, principalmente se o aeroporto for longe do hotel como em Londres. Além disto, às vezes é possível encontrar cupons de descontos para passeios, espetáculos ou restaurantes.

10

9.Faça uma planilha de gastos
Antes e durante a sua viagem, anote e controle seus gastos. Você poderá controlar a grana que está saindo e planejar os gastos para o restante da viagem.Estipule um orçamento diário. Este será o valor diário que você terá para comer, passear e comprar.É sempre bom ter uma ideia de quanto custará as entradas dos museus, atrações ou um restaurante que você quer muito ir e se seu hotel é bem localizado. Assim você poderá fazer uma estimativa de quanto você gastará por dia, só levando em conta que quase sempre se gasta um pouco mais do que se espera.

11

Na Europa por exemplo, eu considero que com 30 a 40 euros por dia você consegue comer e fazer passeios. Descubra também quais são os dias gratuitos dos museus, se há algum desconto ou algum passe da cidade.
Coloque na planilha: custos com passagens aéreas, hospedagem, deslocamento entre cidades, alimentação, passeios e compras. Não esqueça de fazer o seguro viagem.

12

10.Pague em dinheiro
Agora com o IOF sendo cobrado em todos os cartões e saques, leve o máximo que der na moeda local em espécie, assim você terá um controle melhor e não se assustará com as altas tarifas cobradas no final da viagem.

11.Reaveja o imposto
Por fim, se no país onde você estiver houver a possibilidade de reaver o imposto (tax refund), não se esqueça de solicitar ao lojista a papelada para apresentar no aeroporto quando estiver partindo. Normalmente na Europa dá, e perca tempo somente se você tiver gastado muito.

13

Muita gente ainda acha que viajar é ficar num super hotel na Europa ou Nova York. Esquece isso. Quem tem pouco dinheiro pra fazer uma viagem, passa um tempão pesquisando na internet os voos e hotéis mais baratos.

Mude seu estilo de vida. Corte os gastos extras. Economizar é rever os seus gastos e dispensar o que é dispensável. Quem quer viajar de verdade mas não tem muito dinheiro, sabe que com um iPhone 6 dá pra comprar uma passagem internacional. São escolhas que precisam ser definidas quando não dá pra ter os dois.

14

Links úteis:

  • Tripadvisor.com – Útil para ler as reviews dos hoteis, restaurantes e atrações.
  • Booking.com – Excelente para encontrar hoteis, fotos, reviews.
  • Hostelworld.com – Excelente para encontrar hostels, fotos e reviews.
  • Airbnb – Agora está crescendo cada vez mais a procura para alugar casas e apartamentos ao invés de ficar em hotéis. Muita gente que eu conheço já experimentou e gostou!
  • Priceline.com – Dá para colocar um lance, de quanto gostaria de pagar! Se for aceito tem que pegar e não dá para largar!
  • Melhores Destinos– Excelente para encontrar promoções de passagens, tanto para o Brasil quanto para o exterior.

15

Gostou?

Compartilhe!

Beijos Pri Kamoi

Todas as fotos são minhas

Apoio: via e viacroacia - por do sol

FAÇA SEU ROTEIRO DE VIAGEM PERSONALIZADO COMIGO

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 24 países até agora e possui mais de 60 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção. Possui uma marca de camisetas ! SAIBA MAIS

Acompanhe o blog no Facebook  e no Instagram

Inscreva-se no canal Blog Jornada Kamoi no Youtube

Beijos Pri Kamoi