Olá pessoal, tudo bem? Neste post vou contar para vocês um pouco da minha fascinante viagem à China! Visitei as cidades de Hong Kong, Pequim e Datong.

1. COMO CHEGAR

Apesar de ter pesquisado sobre Datong antes de visitá-la, esta cidade foi uma surpresa bastante agradável. Para chegar nela, peguei um trem noturno que saía da estação central de Pequim. A viagem dura por volta de 7 horas e há várias opções na compra dos tíquetes. Há poltronas, beliches compartilhadas e também vagões com 4 beliches privadas, no caso de 4 pessoas estarem viajando em grupo e quiserem privacidade.

Em Datong, as acomodações e restaurantes são mais baratos, as pessoas são mais educadas e os níveis de poluição não chegam a ser alarmantes ao ponto de se precisar de uma máscara! Para quem quiser ir de avião, Datong possui um aeroporto.

2. HOTEL

Fiquei no Datong Weidu International Hotel (excelente e barato). Escolhi esta cidade por causa de dois pontos turísticos: o Templo Suspenso e as Grutas de Yungang.

Datong Weidu International Hotel - Datong Datong Weidu International Hotel - Datong (3) Datong Weidu International Hotel - Datong (2)

3. O QUE FAZER EM DATONG – PONTOS TURÍSTICOS

O Templo Suspenso foi sem dúvida o ápice da viagem. Nunca havia visto algo tão impressionante! Um templo que foi construído “encravado” em uma montanha, do ano 491, numa época em que a tecnologia existente era bastante precária! (ou não, já que o templo resiste até hoje!). Inclusive, é possível visitar dentro do templo, o que é uma experiência assustadora para quem tem medo de altura! Não olhe pra baixo! Rs

Vista do Templo Suspenso - Datong Templo Suspenso - Datong Templo Suspenso - Datong (5) Templo Suspenso - Datong (4) Templo Suspenso - Datong (3) Templo Suspenso - Datong (2)

As altas montanhas e o rio congelado compõem este cenário maravilhoso! Realmente é de tirar o fôlego! Este templo fica mais ou menos a uma hora e meia do centro. Como se trata de um local de difícil acesso, é altamente recomendável pagar um táxi para te levar até o local. Se tiver amigos ou viajantes para dividir a tarifa do táxi, melhor ainda! É só combinar com os taxistas para te levarem até o local e ficarem te esperando para te levarem de volta a Datong. O preço é justo.

Cascata Congelada Templo Suspenso - Datong Cascata Congelada no Templo Suspenso - Datong

Neste mesmo dia, e com o mesmo motorista, fiz o passeio para as Grutas de Yungang. Também é um lugar maravilhoso e imperdível. São várias esculturas de budas feitos nas pedras em um grande parque. Há também um templo muito bonito no meio do lago do parque. As grutas são consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco. A dica que dou é para marcar a saída do passeio às 8 horas da manhã, tendo tempo suficiente para visitar os dois locais (Templo Suspenso e Grutas de Yungang) no mesmo dia e sem pressa.

Templo no meio do lago Grutas de Yungang - Datong Templo nas Grutas de Yungang - Datong Grutas de Yungang - Datong Grutas de Yungang - Datong (3) Grutas de Yungang - Datong (2)

Construção no templo das Grutas de Yungang - Datong Buda das Grutas de Yungang - Datong

Por fim, vale uma visita ao centro histórico de Datong, que é todo murado e com construções típicas bem antigas. Várias lojas de souvenires que realmente são uma tentação. Porcelanas chinesas, chás, bebidas típicas da China, dragões e budas de cobre entre inúmeras outras coisas. Dá vontade de comprar tudo! Rs

Datong Old Town Datong Old Town (2) Datong Old Town - 9 Dragons Screen

Há um restaurante em Datong que me impressionou bastante. Ele se chama Fenglin Ge e fica dentro da cidade velha. Nunca havia entrado em um restaurante tão grandioso como esse. Tão bonito que parecia um cenário de filme. E o melhor de tudo foi o preço bastante acessível. Ao entrar no restaurante tive o seguinte pensamento: “Nossa, que lugar chique! Isso não é pra mim!” rs. No entanto, quando olhei o menu, os preços eram bastante razoáveis. Não se esqueçam de levar dinheiro em espécie, pois eles não aceitavam Mastercard nem Visa.

Fenglin Ge Restaurante Luxuoso - Datong Fenglin Ge Restaurante Luxuoso - Datong (2) Fenglin Ge - banheiro Restaurante luxuoso Datong Dim Sum no restaurante Fenglin Ge - Datong

Uma dica geral que dou sobre a China é, baixem o idioma chinês no google translator para que a tradução funcione mesmo no modo offline, uma vez que o inglês dos chineses deixa a desejar. Hong Kong é uma exceção quanto ao inglês, pois, como já dito anteriormente, foi território do Reino Unido até 1997.

Texto e Fotos: João Paulo Mercadante

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 24 países até agora e possui mais de 60 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Youtube Blog Jornada Kamoi