Para quem curte vinho, vale muito à pena visitar Stellenbosch e Franschoek, na África do Sul ! Super aconchegantes, charmosas e rodeadas por montanhas enormes que garantem uma vista sensacional de onde quer que você esteja!

Alugamos um carro em Cape Town e dirigimos até Stellenbosch. A viagem foi uma aventura! Apesar de pertinho (50 km), dirigir do lado contrário é estranho! Fomos super concentradas, sem música o caminho todo… Cômico! Mas a estrada é como as de países de primeiro mundo: várias pistas, extremamente bem sinalizada, sem buracos, uma maravilha!

Chegando lá ficamos hospedadas em um hotel bem pequenininho e muito aconchegante, chamado Majeka House. Super indico o hotel!

vinicolas africa do sul

No primeiro dia contratamos, no próprio hotel, um tuk-tuk para nos levar a algumas vinícolas. Foi uma experiência deliciosa e inesquecível! Cada vinícola é como se fosse uma fazenda. Diferente do que eu imaginava, não visitamos os parreirais e afins. O foco é na casa onde são feitas as degustações. Todas elas eram absolutamente aconchegantes e tinham uma vista linda para os parreirais e as montanhas que me impressionavam pelo tamanho e beleza todas as vezes que eu olhava para elas!

vinícolas áfrica do sul

As vinícolas que visitamos foram:

  • Waterford: Aqui degustamos vinhos com chocolates! Não sei se porque foi a primeira parada, mas foi amor a primeira vista… Que atmosfera!
  • Lanzerac: Aqui degustamos vinhos com queijos deliciosos! Uma casa de fazenda super clássica!
  • Neil Ellis: Aqui os vinhos foram harmonizados com nosso almoço. O cardápio era bem à italiana: alguns tipos de pães, um prosciutto perfeito, queijos, azeites, azeitonas, geléias, berinjela! Tudo que eu gosto!
  • Tokara: Aqui degustamos vinho com azeites de oliva e vinagre balsâmico. Sensacional! Essa era a vinícola que tinha a arquitetura mais moderna.
  • Zorg Vliet: Nessa degustamos apenas o vinho, em um deck, olhando as montanhas…
  • La Motte: Visitamos essa vinícola no dia seguinte… Não fizemos a degustação, fomos para almoçar e, lógico, pedimos um belo vinho! Um lugar apaixonante! Você pode comer dentro do restaurante (com as paredes todas em vidro), ou se preferir pode almoçar no jardim, sob a sombra das enormes árvores. Já dá para imaginar o clima…

vinicolas africa roteiro - waterford waterford áfrica do sul

Além das vinícolas, vale a visita ao centro de Stellenbosch! À tarde é uma cidade bem pequena, pacata e cheia de charme, com sorveterias, cafés super charmosos e moderninhos… À noite, por ser uma cidade universitária, as ruas são tomadas pelos jovens que lotam os bares com muitas mesas na calçada! Um clima leve e super animado!

Franschoet é uma cidade vizinha, também muito conhecida pelas vinícolas. É ainda menor que Stellenbosch, tem apenas uma rua principal. Vale dar uma passadinha (é muito pertinho).

vinicolas africa do sull

Indico o destino para casais, amigos e famílias. Uma experiência interessante e encantadora… Inclusive, em Stellenbosch fizemos amizade com um casal de alemães que estavam na África do Sul pela quarta vez. Eles nos contaram que na Alemanha existe uma expressão que diz: “Quem vai à África do Sul, volta ‘doente’ pela África do Sul”. Eu, sem dúvida, voltei doente.