“Paris is always a good idea”

Audrey Hepburn

paris-torre-eiffel-o-que-fazer-em-paris

Paris é uma das cidades que eu mais amo da Europa. É uma cidade cosmopolita, muito grande, que você encontra de tudo – arte, gastronomia, compras. A cidade inteira é linda e muito boa de passear.Paris não tem meio termo, ou você ama ou odeia. Eu achei os franceses bem educados, sempre respeitando o espaço dos outros, falam baixo e  são discretos. Abaixo algumas dicas da cidade!

1. PREPARE-SE PARA ANDAR MUITO –  As coisas são longes umas das outras, o que às vezes torna a viagem um pouco mais “estressante”, diferente de Amsterdam, que não tem metrô, é pequena e dá para fazer as coisas de bike.Você tem que estar disposto a andar muito. Eu particularmente prefiro andar ao invés de pegar taxi, pois às vezes encontramos lugares inusitados e passamos por ruas que não estavam no roteiro.

2.  APRENDA O BÁSICO EM FRANCÊS – Muitas pessoas não gostam de Paris, dizendo que foram destratados pelos parisienses. O ideal é que ao abordá-los para solicitar informações, é não supor que todos falam inglês, pois eles serão rudes. Quando iniciar uma conversa, uma dica é começar falando somente o básico em francês ”Desculpe eu não falo francês, posso falar em inglês?” (Excusez moi, je ne parle pas français. Est’ce que je peut parler anglais?) e continuar em inglês, pois a maioria fala inglês.

dicas paris

3 – COMA BEM GASTANDO POUCO – Você vai notar que em cada esquina praticamente você encontra uma pâtisserie/ brasserie. Lá tem muitos pães, croissants e baguetes. É muito comum ver os franceses carregando uma baguete enorme na mochila ou na mão, dentro do metrô.

Booking.com

Os restaurantes são bem aconchegantes e alguns são bem pequenos, com cinco mesas dentro. Os pratos são em torno de 18 euros -o que é um preço médio na Europa. Outros restaurantes possuem várias mesinhas para fora, porque os franceses fumam muito.

Vá ao mercado e faça picnic no Champ de Mars (gramado em frente à torre). Espere acender, ela pisca de uma em uma hora.  Coma crepes, que são vendidos na rua. Você vai reconhecer pelo cheiro maravilhoso. Não deixe de comer creme brulée, éclairs au chocolat (bombas de chocolate) e macarons.

4 – BEBA VINHO –  Os franceses bebem muito vinho, pois são baratos enquanto as cervejas são caras.

comida paris

5 – JANTE NA TORRE EIFFEL – A cozinha francesa é bem requintada e refinada. As porções são pequenas. Dentre os pratos típicos está a vitela, Foie gras (pasta a base de fígado de ganso ou pato), escargot, caviar e queijos.

Se quiser gastar um pouco mais e comer uma comida típica completa, jante na torre Eiffel. Tem dois restaurantes: Le Jules Verne e o Eiffel 58. Eu escolhi o Eiffel 58 e foi o melhor restaurante que comi na vida.  A vista é excepcional e a comida também. Compre antecipadamente seu jantar no site. Chegue meia hora antes.

Os menus são entre 80 e 170 euros por pessoa. O preço varia de acordo com o lugar da mesa e o cardápio. Eu escolhi o mais completo – a mesa em frente do Trocadero e serviço com distinção,  incluído aperitivo, entrada, dois pratos, sobremesa, mignardises, vinho, água mineral e café.

6 – USE O METRÔ- Se estiver com preguiça ou pouco tempo para andar, use o metrô. Uma dica: compre o ticket para um dia sem limite ou uma semana, dependendo do tempo que ficar na cidade, pois você vai usar MUITO o metrô. Paris é a cidade da Europa com mais estações, sempre em qualquer lugar que você esteja, você encontra uma.

Prepare-se pois o metrô de Paris é feio, sujo e perigoso, diferente de Londres. Tem muitas ocorrências de assalto, feito por meninas que você nem espera, então tem que ficar esperto. Lembre-se sempre de guardar o ticket que você usou para entrar no metrô pois tem que passar o mesmo para sair da estação. Eu sempre jogava fora ou perdia o meu, ai tive que pular a catraca algumas vezes para sair.

paris-torre-eiffel-o-que-fazer-em-paris-2

7 – FIQUE EM UM FLAT- Eu adoro ficar em hostel principalmente se estiver viajando com amigos e na Europa onde os hostels são excelentes. Mas quando viajar com namorado, eu prefiro intercalar, em algumas cidades ficar em um hotel bom – 3 estrelas já é suficiente- e em outras cidades mais aventureiras como Amsterdam ou Praga, ficar em hostel com quarto privado.

Pesquisei muito hotel/hostel em Paris e super indico o que eu fiquei – Adagio Paris Tour Eiffel. O hotel é estilo flat, quartos grandes e  cozinha completa.   Alguns quartos possuem vista para a torre, que é perto. É uma ótima opção custo x beneficio, as diárias por quarto são em torno de R$400.

paris-torre-eiffel-picnic paris-louvre-o-que-fazer-em-paris paris-champs-elysees

8 – FAÇA QUE NEM OS FRANCESES -Por fim, Paris é cosmopolita mas romântica. Tem um ar deprimente mas é muito gostosa de conhecer. Ande a toa pelas ruas, sente num bar e peça um café ou uma taça de vinho e fique olhando as pessoas, faça picnic no gramado da torre no final da tarde. Os franceses fazem muito isso!

Leia também: Conheça 15 lugares em 3 dias em Paris

 

Se você gostou, curta! Achou útil? Compartilhe 🙂