Oi gente, tudo bem? O post de hoje é super especial sobre a cidade maravilhosa! Convidei meu amigo querido, o ator Maicon Santini, que está morando no Rio de Janeiro,  para contar seus lugares preferidos, diferentes e descolados dessa cidade!”Os pontos turísticos do Rio de Janeiro, assim como de qualquer cidade famosa, são conhecidos em qualquer canto do mundo. O Cristo, o Pão de Açucar, o calçadão de Copacabana… e por aí vai!

 IMG_1348
Mas morando no Rio de Janeiro, você descobre muito além do que os tradicionais pontos ou lugares mais famosos entre turistas. Você vai na contramão, justamente procurando outro tipo de interação. E aí que moram as maravilhas dessas cidade quente e linda!
 IMG_1428
No Rio, mesmo no inverno, as temperaturas dificilmente ficam abaixo dos 19 graus (e se você por um acaso pegar alguma temperatura assim num dia, fica tranquilo, não dura! No outro dia já dará Sol e praia!). Ou seja, a cidade sempre te presenteia com dias lindos e noites agradáveis!
 IMG_1436
Por isso no Rio, todos tem o costume de ficar na rua, praças, bebendo, conversando. Programa baratos e deliciosos! Ótimo pra você conhecer cariocas e não cariocas que dividem a cidade maravilhosa como lar! Vou dar algumas dicas desses lugares e também de passeios pra que você possa aproveitar a natureza da cidade!
 IMG_1451

1.Botafogo – O SOHO underground do Rio de Janeiro!

O bairro de botafogo, na Zona Sul, é reduto de gente descolada, artistas e muitos bares e restaurantes legais pra você ir! Sai um pouco da área super nobre de Ipanema e Leblon e também da muvuca de turistas de Copacabana! É perfeito! Se você vir a botafogo, pode ficar nos vários bares que tem logo ao lado da estação do Metrô Botafogo ou então ir no meu lugar favorito daqui o Comuna!
O Comuna (Rua Sorocaba, 585) é um lugar adorável. Lá tem cerveja boa, drinks maravilhosos, um dos melhores hamburgueres do Rio (saborosíssimos e em média custam 28 reais, muito bem servido!!!), a Bolha (um espaço de uma editora alternativa) e ainda uma garagem com exposições de arte. Pra você entrar lá não paga entrada e a galera fica livre circulando entre o comuna e o “Alfa Bar” um boteco que fica na frente. Ou seja, em dias movimentados, vira tudo uma coisa só e a rua quase pára! (quinta é o dia mais cheio! e na segunda o único que não abre!) Vale a pena conhecer e jantar lá!

2.Praça São Salvador –  a princesinha de Laranjeiras!

Laranjeiras é outro bairro fofo da Zona Sul do Rio! E totalmente fora do circuito principal dos turistas! Só passa pro ali quem tá de caminho pro Cristo Redentor.A Praça São Salvador é reduto de artistas, pessoas do bem, músicos.. enfim! Mais um lugar pra você curtir uma noite quente do Rio!
 sao salvadorrrrjpg
Nada de luxo! vai ficar em pé, ou no máximo encostadinho mureta, no coreto ou no chafariz! Cerveja do “tiozinho do isopor”, bem gelada! Comida? tem alguns restaurantes em volta da praça, mas nada sofisticado! Em geral lanches! (O Bar Brasil oferece pratos mais montados). Lá, cada dia tem uma atração. E é muito de ir e ver o que ta rolando! O dia mais cheio é quinta, também! No sábado e no Domingo rola sempre uma roda de samba ou batuque que começa de tarde já. Na segunda, por exemplo, a praça é tomada por artistas de circo que ficam ali ensaiando, dando piruetas, e colorindo a praça!
  sao salvador sao salvador (2)

3.Baixo Gávea

Esse lugar é o mesmo clima das duas sugestões anteriores, mas ali você encontra pessoas mais produzidas.. um ar um pouco mais sofisticado! Uma baladinha a céu aberto! Lá também tem de todos os públicos. as pessoas ficam na rua e a cada esquina você percebe um público diferente. Desde os jovens até os mais velhos que ficam próximos a um restaurante japonês que tem ali! Pra comer no bares, ali os preços já são mais salgados! mas tudo bem gostoso! Um bom churrasco no Hipódromo, ou o japonês são ótimas opções! Cervejas nas ruas ou nos bares, tanto faz, estará sempre gelada! rs
 baixo gávea

NATUREZA DE PERTINHO

Três passeios eu acho fundamentais você fazer aqui no Rio se tiver tempo!
Claro, isso além de dar a clássica subidinha no Corcovado e no Pão de Açucar!
São três trilhas muito tranquilas. Então relaxa que realmente são caminhadas (subindo, é claro), no meio mato. Mas tudo super tranquilo! (Sou super fresco e medroso pra essas coisas. Bichos, me perder… e enfim. Nada demais!)
IMG_1407

4. Morro dos Dois Irmãos

Dois irmãos é aquele morro lindo que você vê ao seu lado direito quando está nas areias das praias de Ipanema ou Leblon. Geralmente ele serve de plano de fundo para uma bela foto pra você! Mas que tal subir e ver o Rio lá de cima? É um passeio muito legal!
Você precisa, ali de Ipanema ou Leblon mesmo, pegar um taxi que te leve até a estrada Niemeyer e te deixe na entrada da Morro do Vidigal. Pera ái, Maicon! Você disse Morro? Tipo, Favela? sim! Lugar lindo, sem perigo!
 DSC_0141
Você vai ser muito bem recebido e estará mais seguro que em muitos lugares do Rio! Para de pré-conceitos bobos que a mídia coloca na sua cabeça! Vai tranquilo!Enfim, continuando! Ali na entrada do morro, você pega uma combi ou moto táxi e pede pra te deixarem na entrada da trilha. Dali em diante, são quarenta minutinhos de caminhada e você estará no topo do Morro Dois Irmãos com uma vista maravilhosa! Aconselho a subirem de tarde, pra chegar lá até umas 4:30 e verem o pôr do Sol! Se programe! Na entrada da trilha tem um lugar ótimo pra jantar ou almoçar e por ali também rola umas festas incríveis no “Da Lage” ou no “Mirante do Arvrão”. Só cuidado que os preços dos ingressos são salgados, tá? E não esqueça o protetor solar! senão você chegará Rosa lá em cima! rs
Para quem quiser contratar guia para as trilhas do Rio de Janeiro, eu recomendo esse site
Conheci o guia João Marcos que nos ajudou na trilha dos Dois Irmãos e recomendo o trabalho dele como guia. O email dele é jmss162v@gmail.com; Eles fazem diversos tipos de trilhas!!

5. Pedra Bonita

A Pedra Bonita fica em São Conrado, ao lado da famosa pedra da Gávea. É de lá que as pessoas pulam de asa delta. O que poucas pessoas fazem é ter a incrível experiência de ir ver o Sol nascer no topo da pedra.
Você deve chegar lá no pé da trilha uma quatro da manhã! Pra as cinco você já estar lá em cima já que o Sol nasce completamente as seis. (Eu e meus amigos sempre levamos um casaco, caso esteja ventando. Lanches, vinho.. pra aproveitar o momento e fazer um piquenique nas alturas).
 pedra bonita quando chega na madrugada
A vista é incrível e o espetáculo da natureza, também! Você ver cada pedacinho do Sol surgindo no horizonte é deslumbrante! Você sente a vida do Universo! (poético? sim! você vai entender quando for lá!).
A trilha também é bem tranquila, mesmo sendo feita de madrugada! A lanterna do celular já te salva! e tem estacionamento na entrada da trilha.
 pedra bonita 7 pedra bonita 5pedra bonita 6 pedra bonita 3

6. Morro do Pão de Açúcar

Pouquíssimas pessoas sabem, mas é possível subir o primeiro morro do Pão de Açúcar (até a primeira estação do bondinho) a pé! De graça! aproveitando a natureza! É muito fácil. Ali ao lado esquerdo da praia vermelha, tem uma entrada de uma trilha. Começa com uma estrada de paralelepípedo, bem fácil. É a entrada de uma área de reserva! Em certo ponto, você entra no meio da mata e começa a subir. Mais uma trilha tranquila, porém ingrime! (já vi senhoras, crianças, pessoas de todas as idades ali! é possível! para de preguiça!)
 morro pao de acucar 1 morro pao de acucar (2)