Oi pessoal, tudo bem? Muita gente pergunta para mim algumas dicas para ter o próprio negócio e empreender! Essas são as minhas dicas mais importantes para quem quer começar este sonho e foi o que funcionou para mim! Espero que goste!

1. Guarde dinheiro

A primeira dica que eu dou para quem quer mudar o rumo da carreira é guardar dinheiro. Quando você tem dinheiro guardado, você tem mais liberdade de escolha, seja para trocar o carro, comprar uma casa, fazer uma viagem ou abrir o próprio negócio. Eu guardei dinheiro durante 10 anos que trabalhei no mundo corporativo e quando me senti preparada decidi pedir demissão para ter meu próprio negócio. Investi muito pouco no começo, somente com os produtos, que são as camisetas, pois a loja virtual eu montei sozinha. O blog também eu montei sozinha, só gastei com as despesas básicas como domínio e servidor! Você não precisa investir muito dinheiro para empreender online e essa é uma das vantagens de ter um negócio digital, eu não gasto com aluguel, funcionários, infraestrutura e etc!

2. Faça um plano de negócios

A segunda dica empreendedora é fazer um plano de negócios e estudo de viabilidade antes de abrir o próprio negócio. Como sou formada em Administração e Marketing acho essencial ter um planejamento, organização e colocar tudo no papel para não se surpreender depois. Antes de eu ter a loja, eu fiz uma planilha financeira com quanto eu iria gastar, qual seria o custo do meu produto, o lucro líquido e qual poderia ser meu faturamento máximo.

12670576_1340619735963650_5766180842072040073_n (1)

3. Encontre uma oportunidade

Hoje em dia eu tenho três negócios: a marca de camisetas, o blog de viagens e minha consultoria empresarial. Os três surgiram de uma visão que tive do mercado, principalmente a consultoria, e esta é minha terceira dica: ter visão, encontrar uma oportunidade. A consultoria surgiu pois muitos amigos e colegas pediam ajuda para mim para fazer um plano de negócios, entender de marketing e mercado, entender planilhas financeiras e percebi que não tinham consultorias empresariais para start ups e pequenas empresas, somente para empresas grandes. Na Express Consultoria, oferecemos todos os serviços para quem quer começar ou melhorar o negócio, como plano de negócios, estudo de viabilidade, plano de marketing, pesquisa de mercado, criação de site, loja online e identidade visual. Assim como a minha marca de camisetas, percebi que não tinham muitas empresas que faziam camisetas personalizadas e decidi eu mesma fazer. Por isso minha terceira dica é ter visão, encontrar uma oportunidade de negócio.

4. Estude seu mercado

A próxima dica é ter competência, conhecimento, estudar sobre seu negócio. Quando decidi empreender, entendia de Administração e Marketing, mas não especificamente de moda, estamparia, confecção, template, blogs, formas de escrita. Para isso, estudei muito sozinha e descobri várias coisas pela internet mesmo. Hoje em dia tem muito conteúdo na internet para aprender a fazer as coisas sozinha e com o tempo vai aperfeiçoando.

5. Tenha coragem

E a última dica é ter coragem. Sem coragem nada sai do papel, não saímos da zona de conforto. Quando você tem dinheiro guardado, planejamento, visão e competência fica mais fácil fazer com que a coragem supere o seu medo. Acreditar no que faz, dar o seu melhor, se dedicar e persistir, ter paciência são coisas fundamentais para dar certo. A jornada empreendedora pode ser muito mais difícil em alguns momentos, é dar um salto de fé, porem a recompensa e a gratificação é muito melhor.

E vocês, quais são suas dicas?

Para conhecer meus negócios acesse