É inevitável que ao viajarmos, a gente faça comparações em relação ao Brasil! O que é bom por um lado, pois abrimos nossa mente, conhecemos outra cultura e podemos emprestar alguns hábitos dos países de primeiro mundo! Essas foram as minhas impressões de Berlim.

dicas berlim

1. Berlim é o maior canteiros de obras da Europa. Em todos os lugares que você passa tem obras rolando. Eles destroem e reconstroem. Muitos lugares foram bombardeados e rapidamente reconstruídos.

2. As pessoas são extremamente educadas.

3. Nada é chocante para eles. Como eles sofreram muito durante a guerra e com a queda do muro recentemente (1989), nada os impressiona. Se você é diferente, niguém vai ficar olhando e comentando.

4.Não tem muita diferença de classe social. A diferença entre um garçom e um empresário é bem menor do que aqui do Brasil. Não tem os muitos ricos nem os muito pobres. Todos vivem bem.

curiosidades berlim

5.É tranquilo andar na rua qualquer horário, inclusive pegamos metrô de madrugada.

Booking.com

6.Os homens são muito respeitosos e não ficam olhando/secando as mulheres.

7.A cidade inteira é pintada, com street art, desenhos, artes gráficas, nos muros, prédios e paredes.

8.É tudo muito barato, você consegue comer bem (8 euros o prato) e beber muito bem cerveja gastando pouco! Ir no mercado sai mais em conta ainda! Com 15 a 20 euros se faz a compra da semana! Você compra um bom vinho por 5 euros.

moeda berlim

9.A cidade inteira inspira cultura, arte, criatividade, uma atmosfera vibrante!

10.As pessoas andam bem relaxadas, não se arrumam muito.

11.As pessoas são pragmáticas, sérias e diretas sem mimimi.

12.Apesar de ser uma capital, é muito tranquila! Sem trânsito, sem muvuca, sem metrô lotado, sem correria que nem Londres!

informacoes berlim
13.Os semáforos tem sensores para cegos, que faz um barulho que indicam quando podem atravessar.

14.Berlim é ótima para andar de bike pois é muito plana. Você aluga uma por 10 euros o dia.

15.O Metrô é excelente, tudo muito limpo, organizado com várias estações. Assim como Praga, Viena e Budapeste, não tem catracas do metrô para passar o ticket. As pessoas, ainda assim compram o ticket. Tem fiscais de vez em quando para conferir.

Se você ficar mais de 5 dias, vale a pena comprar o Welcome Card 5 ou 7 dias, porque você vai usar muito o metrô (em torno de 35 euros e compra na máquina).

metro berlim

16.No ponto de ônibus tem uma telinha indicando a linha e daqui quanto tempo vai chegar o ônibus. As linhas 100 e 200 fazem um “tour”pela cidade!

17. Até os lugares mais simples para comer, quiosques e comida de rua, são gostosos! Comida típica: Kebab, schnitzel, joelho de porco, currywurst além de muita cerveja.

18.Se você vai para Berlim, você tem que tirar uma foto preto e branco nas maquinas de rua!

moeda berlim

19.Dá para ver claramente onde era a parte oriental e a parte ocidental. A Potsdamer Platz é um exemplo do modernismo. A Rua Kudamm cheia de lojas também.A parte oriental ainda tem bonde e a parte ocidental não existe mais. Nota-se um certo saudosismo e protecionismo daqueles que viveram na parte oriental.

20.Domingo as lojas comuns fecham e mas a cidade é cheia de flömarkts, que são feirinhas a céu aberto. As lojas fecham cedo também.

Para comprar tickets, tranfers, ingressos, tours, excursões e cartões de descontos  antecipados, clique aqui: 

o que fazer berlim

PS: Uma das formas de ganhar dinheiro com o blog são com as comissões.  Na sua próxima viagem, compre por esses links, que eu ganho comissão mas você paga a mesma coisa! Se você acha que o blog te ajuda de alguma forma, não custa nada comprar através desse links confiáveis! Muito obrigada 😊

Adorei Berlim! Conhece alguém que vai? Compartilha esse post então!

Leia também

Roteiro de 3 dias em Berlim

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade. Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 29 países até agora e possui mais de 80 roteiros de viagens.Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

Conheça:

Acompanhe o blog no Facebook  / Instagram / Vídeos no Youtube Blog Jornada