Em 2009 eu me mudei para os EUA para terminar minha faculdade lá. Minha faculdade aqui no Brasil tem uma parceria com a Baldwin Wallace University, em Ohio. A Baldwin Wallace foi fundada em 1845 e foi uma das primeiras universidades de Ohio a admitir alunos sem considerar raça ou gênero.

faculdade nos estados unidos

1.PROCESSO SELETIVO: O processo seletivo é bem burocrático. Somente os alunos com notas altas poderiam se inscrever, atingir uma nota mínima no Toefl, comprovar a renda em extrato bancário para pagar os três semestres, ter carta de recomendação de um dos professores, além de fazer entrevistas. Após esses requisitos, faz-se um “application” que é enviado à Universidade, juntamente com o histórico em inglês e uma carta do aluno solicitando o por quê gostaria de estudar lá.

2.QUANTO CUSTA: O valor anual foi aproximadamente 13.000 dólares por semestre  e estava incluído o “tuition” (mensalidade), moradia no campus, seguros e um “student card” que além de dar acesso ao Campus, vinha  $4000 dólares por semestre que podíamos comer no Campus, comprar livros, roupas, computador na bookstore. Todo o nosso dinheiro ficava nesse cartão, portanto nossa vida era restrita ao Campus. Se quiséssemos comer fora, ir na farmácia, bares, era à parte.

faculdade eua

3.VIDA NO CAMPUS – Todos os alunos moram no Campus. Eu dividia o quarto com uma roommate.  Como eu não escolhi, foi na sorte. Eu tive duas roommates, uma no “Spring” e uma no “Fall”. O Campus é um complexo com vários prédios, sendo 11 Residences Halls (prédios com dormitórios) e o restante prédios por matéria.

As aulas são em prédios diferentes, portanto entre uma aula e outra tínhamos que andar. Eu tinha aulas de manhã, às vezes a tarde e algumas a noite como Astronomia por exemplo.Tinha prédio de ciências, computer science, artes, conservatório musical, tinha até um telescópio. Além disso tinha uma igreja, o Recreation Center (complexo com academia, quadras, estúdios de dança e piscina), refeitórios e restaurante.

fazer faculdade nos eua

4.AULAS –  Esta é a parte mais interessante. Apesar da minha “major”  (formação) escolhida ser Marketing & Management, eu tinha que atender aulas que eles chamavam de Core.Eles acreditam que deve-se formar um ser humano como um todo, então somos obrigados a atender matérias além da nossa Major.Em cada categoria obrigatória você poderia escolher as matérias.

-Ciências – eu escolhi Astronomia e Química. As aulas de Astronomia eram bem práticas com um telescópio.

– Artes – Eu escolhi Escultura e Design de jóias. EU AMEI as duas. A universidade tem estúdios e galerias excelentes que podíamos fazer estas matérias. Uma super infra estrutura paras aulas. Às vezes eu passava pelas aulas de pintura, tinha um homem nu no centro sendo pintado! Tinham várias matérias para escolher, como fotografia, costura, cerâmica, pintura, entre outras.

universidade americana como é

Lá eles valorizam muito a parte artística, como música, teatro, dança. Todo final de semestre, os alunos dessas major`s se apresentavam no teatro. O que eu achava mais interessante, é que todos os alunos que queriam ser atores, atuam, cantam e dançam. E muito bem!

-Educação Física – Também muito valorizado nos EUA. Tem inúuuuumeros esportes que você nem imagina. Além dos tradicionais, tinha Badminton (peteca), Life Guard (salva-vidas), SnowBoard, Wrestling, canoagem, vários tipos de dança! Eu escolhi dança moderna, dança country e Racquetball , uma em cada semestre. A música tocada nas aulas de dança era “ao vivo”, ou seja, tinha uma pessoa somente para ficar tocando durante as aulas.

faculdade ohio

-Música – eu fiz aula de canto, era só música clássica. Mas poderia escolher piano, guitarra, todos os instrumentos existentes. E tem um conservatório musical onde todas as aulas são lá e os alunos com a Major em Música moravam todos juntos.

– Aula de religião, filmes e redação – Todo semestre nós tinhamos uma aula que estudávamos pensadores e filósofos e tínhamos que escrever “papers” (redação de 5 a 10 páginas).Essa matéria era bem difícil porque não estávamos acostumados a escrever, e em inglês. Na aula de filmes, assistíamos um filme durante a aula, e tínhamos que elaborar um “paper” crítico sobre o filme.

Matérias de Business: tinham várias matérias diferentes do Brasil, como B2B Marketing, Marketing Communications, Advertising Management (criar propagandas), todas bem práticas e os professores são todos doutores! Meu TCC foi sobre o Bank of America e fiz sozinha. Foi a matéria mais difícil, tínhamos jogos de empresas, competições, e tínhamos que assinar o jornal The Wall Street para ler e discutir na aula.

BW

5.CULTURA – Os americanos não colam (apesar de sentarmos numa bancada um do lado do outro), eles são muito corretos, são muito competitivos, não chegam atrasados, respeitam o professor, compram os livros ao invés de xerocar e  não faltam aula.

Lá não têm a desculpa do trânsito, porque moramos onde estudamos! Eles não conversam durante a aula, às vezes são um pouco frios nos relacionamentos e é difícil conhecer alguém durante uma aula, pois como as aulas são escolhidas separadamente para completarmos os créditos, não ficamos na mesma turma. Raramente fazemos uma mesma matéria com alguém, por isso existem as fraternidades.

BW6-001

6.FRATERNIDADES – Existem as Sororities (para mulheres) & Fraternities (para homens) e é que nem nos filmes mesmo. Eles fazem tudo juntos, usam as roupas com as letras greeks correspondentes, moram na mesma casa ou no mesmo Residence Hall, cantam umas músicas secretas. Eles se ajudam entre si, durante a faculdade e fora. Também tem uma galera que faz parte do GDI, que signifca God Damn Independent, que são aqueles que não participam e são contra as fraternidades.

BW3

7.REFEITÓRIO – Tem 2 refeitórios no Campus e um restaurante. Todos os dias tinha buffet de salada, omeletes preparados na hora, hamburgers, comida mexicana, chinesa, massas, bagels, donuts. É aberto durante o café da manhã, almoço e jantar. Eles jantam cedo lá, em torno das 18hs. Às 21hs já estava tudo fechado.

8.CLIMA – Inverno em Ohio é muito rigoroso. Nevou de Dezembro a Maio, e peguei -26 graus, mais frio que um freezer. É perto do Canadá e tem poucos brasileiros lá.

9.ESPORTES – Lá eles valorizam MUITO esportes até mesmo para entrar na faculdade. Quando você joga bem futebol americano, você ganha bolsa para estudar nas melhores faculdades. Na BW, os times são os Yellow Jackets e tem vários: time de golf, wrestling, futebol americano, vólei, snow.

BW2

10.FESTAS – Como lá eles só podem beber acima dos 21 anos, nós íamos muito em festas em casa. O time de vôlei morava junto então eles davam festas lá. Todas as casas de festa tinha uma mesa de beer pong, que é uma mesa de ping pong, com copos de bebidas de cada lado! Joga uma bolinha para cair no copo do adversário, e quando acertava, o adversário tinha que beber o copo. Quando íamos para Cleveland, para as baladas, as mesmas são de graça e fecham obrigatoriamente as 2hs da manhã.

11. VIAGENS E FERIADOS -Lá eles comemoram o 4TH JULY, THANKSGIVING, HALLOWEEN. No 4th July eu estava em NYC e teve queima de fogos. Eles são muito patriotas e se emocionaram. No Thanksgiving, todos voltam para casa. E no Halloween todos se vestem e decoram os quartos e casas. Em março tem o Spring Break, que é tipo uma semana de saco cheio aqui do Brasil. Eles viajam normalmente pra Panamá Beach ou Bahamas e festam MUITO. Eu fui pra Miami e Bahamas. Além disso, as férias de 3 meses é nos meses de Junho, Julho e Agosto, que é o verão deles. Em Janeiro e Dezembro são somente duas semanas.

BW6-002

BW6-003

BW5

Este ano foi o melhor ano da minha vida. Tudo que sou hoje, tudo que conquistei, deve-se à esta experiência. Vivi intensamente, todos os momentos. Passei pelas maiores dificuldades mas também tive os momentos mais felizes da minha vida. Nunca estudei tanto em toda minha vida. Me formei entre os melhores do ano, Em todos os momentos que eu estava lá, eu estava feliz. Nunca quis voltar, nunca me arrependi, nunca chorei de saudades.

Tks, formandos de 2009, Baldwin Wallace University :)